Profissionais de saúde saem às ruas para participar da Ação Nacional de Combate ao Câncer

0
326

Campanha “Troque o Medo Por Esperança”, iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica e, localmente, do presidente da Sociedade Mineira de Cirurgia Oncológica, João Douglas Nico, tem como foco a prevenção e o tratamento adequado da doença.

Uma grande mobilização nacional em prol da prevenção contra o câncer, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença. Este é o objetivo da campanha “Troque o Medo por Esperança”, Ação Nacional de Combate ao Câncer que acontece dia 25 de novembro em diversas capitais e grandes cidades de todo o país, incluindo Governador Valadares.

A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e conta com o suporte de diversos parceiros da área, como associações médicas de várias especialidades da saúde, ligas acadêmicas, entidades da sociedade civil, Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, governos locais e o apoio das Forças Armadas. Em Governador Valadares, a ação foi organizada pelo cirurgião oncológico Dr. João Douglas Nico.

A apresentadora Ana Maria Braga é madrinha da campanha. Ela gravou um vídeo de apoio à mobilização para chamar a população para participar do evento e para conscientizar as pessoas da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer.

Dados sobre o câncer no Brasil

“O câncer é hoje a segunda causa de morte no país. E a incidência da doença vem aumentando a cada dia”, revela o cirurgião oncológico Cláudio Quadros, presidente da SBCO. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima o surgimento de cerca de 600 mil novos casos da doença em 2018 no Brasil. “Este quadro só será revertido com muita informação sobre como se prevenir e estar sempre em dia com os exames de rotina, para o diagnóstico precoce”, afirma.

Segundo Cláudio Quadros, cerca de 60% dos casos de câncer só são descobertos quando já estão em fase avançada. “Por isso é que as campanhas de conscientização são tão importantes. Só por meio delas é que conseguiremos que as pessoas prestem mais atenção aos sinais de alerta de que algo não vai bem no seu corpo e procurem rapidamente o médico”.

O cirurgião explica que o mote da campanha, “Troque o Medo Por Esperança”, tem como finalidade mostrar que, tomando os cuidados necessários – prevenção, diagnóstico precoce e tratamento com uma equipe multidisciplinar – a chance de cura do câncer é grande. “O medo, muitas vezes, é fruto da desinformação. E nossa missão é esclarecer as pessoas sobre os diversos tipos da doença, a prevenção de cada um e o tratamento adequado. Vamos unir o Brasil para que a esperança de combate ao câncer, através da informação e do tratamento especializado, vença o medo do desconhecido”.

25 de novembro foi escolhido como data de mobilização pela proximidade com o Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro.

Campanha em GV

As ações da campanha foram elaboradas segundo o perfil da população local. Assim, cada região terá atividades voltadas para a divulgação de informações e a prevenção dos tipos de câncer de maior prevalência na área. Nas regiões Norte e Nordeste, por exemplo, a incidência de tumor de colo de útero é maior do que no Sul e Sudeste. Por conta disso, será priorizada a vacinação contra o vírus HPV. No estado do Amazonas, médicos de Manaus irão de barco até as comunidades ribeirinhas para vacinar as meninas, com o apoio das Forças Armadas.

Em Governador Valadares, a Ação foi organizada pelo cirurgião oncológico João Douglas Nico e acontecerá das 8 às 12h, no Mercado Municipal. Confira a programação local:

Tendas temáticas que irão promover ações diversas sobre:

  • Câncer de pele, mama, próstata, colo de útero, esôfago, estômago, intestino e pulmão;
  • Nutrição, atividades físicas;
  • Fatores de risco para o câncer, como tabagismo, obesidade;
  • Orientações sobre vacinação;
  • Distribuição de brindes, balões, pipoca e algodão-doce;
  • Apresentação musical: Banda da Polícia Militar;
  • Distribuição de panfletos informativos;

Passeio ciclístico pela cidade. As inscrições serão gratuitas e realizadas no evento. O percurso será: Mercado – avenida MG – Ilha dos Araújos – Mercado. Concentração a partir das 8h. Mais informações e programação completa no site www.troqueomedoporesperanca.com.br