Prestação de serviços em eventos gera emprego e renda na cidade

Duas empresas diferentes que apostaram no mercado de organização de festas e há mais de duas décadas aliam o sucesso com a prestação de serviço de qualidade

Na contramão da crise econômica que atingiu o Brasil, o mercado de prestação de serviços em eventos em Valadares não para de crescer, gerando oportunidades de negócios e expandindo as opções para os clientes

Seja o casamento dos sonhos, o baile de debutantes, uma festa de aniversário do primeiro aninho do filho, um jantar em família ou uma simples resenha entre amigos. Você já parou para pensar na quantidade de profissionais que são envolvidos, direta ou indiretamente, nesse processo? Nesta matéria vamos falar desse segmento que se destaca cada vez mais em Governador Valadares e gera emprego e renda para a população.

De um lado, aqueles que gastam para ter uma festa; do outro, aqueles que ganham para prestar um atendimento de qualidade. O exemplo usado na matéria vai ser o serviço desenvolvido para uma cerimônia de casamento, desde a igreja até a festa. O DIÁRIO DO RIO DOCE entrevistou empresárias que apostaram nesse mercado há mais de duas décadas, aliando a prestação de serviço de qualidade com o sucesso. Mas estão longe de ser os únicos a realizar todo o processo. A quantidade de prestadores de serviços é muito grande e há oportunidade para todos que desejam ingressar nesse meio.

A empresária Maria Auxiliadora Barbosa Fernandes, que encanta as clientes com as ornamentações de festas há 22 anos, explica que quando começou era tudo muito simples. Ela envolvia a própria família nas decorações, entrega de mesas e toalhas, até que o negócio cresceu e ela viu a necessidade de contratar funcionários. “Temos que acompanhar o comércio, as tendências. No início, comprei uma Kombi, que eu mesmo dirigia. A Kombi passou a não dar mais conta, aí comprei um caminhão, arrumei uma lavadeira, um motorista e uma pessoa para me ajudar. Montei uma loja no centro por oito anos. O negócio foi crescendo e atualmente tenho duas secretárias, seis pessoas na produção, dois motoristas, três entregadores – esses são fixos – e nos fins de semana chego a contratar até cinco freelancers.”

Auxiliadora explica que o serviço prestado pela sua empresa envolve toda a decoração: desde as mesas e cadeiras a toalhas, peças decorativas, arranjos florais, vasilhames, pratos, talheres e outros. “O dia do casamento é um dia de sonho. No meu primeiro atendimento, consigo captar a essência dos noivos. É o tipo de trabalho que a pessoa paga sem ver. Tenho que transmitir confiança para a pessoa, já que ela vê o resultado na hora do evento. Todo o evento que faço, sinto como se fosse o primeiro, porque temos que ter responsabilidade e carinho, seja em um evento grande ou pequeno.”

Marlene Domingos, gerente de uma loja de aluguel de roupa, ressalta que prestar o serviço de aluguel de qualquer produto envolve muito respeito e comprometimento com o cliente. “Trabalhamos com aluguel de vestidos de festa, de noiva, de dama, terno. Para atender o cliente tem todo um processo, desde ajustar a roupa na medida até entregar a roupa limpa e passada. Para isso, temos um ateliê com costureiras, para fazer os ajustes necessários e também confeccionar peças exclusivas, caso seja o sonho da cliente. Temos ao todo 13 funcionários, entre costureiras, vendedoras e lavadeiras. Nosso objetivo, ao longo dos 25 anos da loja, é atender bem o cliente, com produto de qualidade, bom atendimento e preço. Sem contar o compromisso que temos de entregar as roupas prontas para os clientes, no dia e hora marcados. Estamos trabalhando com o sonho das pessoas, então, não podemos nos dar o direito de errar.”

Serviços essenciais para uma festa de casamento de sucesso

Uma das melhores opções na hora de organizar um evento, seja um almoço de negócios, uma festa de casamento ou um aniversário, é o buffet. Além de um cardápio personalizado, muitas empresas em Valadares estão preparadas para oferecer serviços complementares, que podem dar o toque diferenciado na festa. É indispensável ter uma equipe de garçons, além de recepcionistas que garantam o melhor atendimento possível aos convidados.

Existem na cidade empresas preparadas para oferecer outros serviços complementares, verdadeiramente interessantes, se o que se pretende é organizar um casamento de conto de fadas inesquecível.

Cerimonialista

No topo da lista está o serviço prestado pela cerimonialista, que tem papel fundamental na organização do casamento. A cerimonialista organiza e coordena todos os detalhes, para que os noivos fiquem tranquilos, planejando desde a pré-produção à execução do evento, para que tudo aconteça de forma harmoniosa e perfeita.

Igreja

Se você tem uma igreja específica em que sonha se casar, porque tem um significado especial, evite imprevistos e não deixe de marcar a data com antecedência. Algumas igrejas são tão disputadas, que é necessário fazer o agendamento pelo menos um ano antes. Não deixe de avaliar a capacidade do local, pois ela deve acomodar todos os seus convidados de maneira confortável. Mas, também, cuidado para não escolher uma grande demais. Com a igreja vazia, pode parecer que os convidados não compareceram.

Salão de festa

Em Valadares existem empresas que dispõem de espaços únicos para a realização da celebração. Normalmente, são salões de festas com diferentes ambientes (interior e exterior) e de distintas capacidades. Mas também podem ser casas, chácaras e outros lugares singulares.

Estruturas

Principalmente para eventos de médio ou grande porte, ou naqueles organizados ao ar livre, as empresas responsáveis pela montagem de toldos ou tendas são importante aliadas. As estruturas existem para abrigar da chuva e do sol e, se bem escolhidas, podem ajudar a compor o ambiente da festa.

Animação

Fundamental para festas infantis ou para confraternizações de empresas, por exemplo, é poder contar com a experiência de empresas especializadas em animação de festas. Palhaços, mágicos, monitores, grupos de teatro e bandas são apenas algumas das opções. É preciso pensar no que melhor se encaixa no evento que está sendo preparado.

Som e iluminação

Principalmente em festas noturnas ou em ambientes fechados, a iluminação é indispensável. Empresas especializadas nesse tipo de serviço também podem cuidar do som e projeção (globos de luz, luz estreboscópica, canhões de laser, etc.).

Open bar

Outro elemento que está cada vez mais em alta, tanto em festas sociais como em eventos corporativos. O objetivo é disponibilizar uma barra móvel de coquetelaria, para oferecer aos convidados diferentes opções de coquetéis, um verdadeiro mix de cores, aromas e sabores.

Serviços pós-evento

Vale a pena destacar que há empresas que também oferecem serviços de limpeza e lavanderia, para que você não tenha que se preocupar com a organização do espaço depois da festa. (Fonte: catering.com.br )

por Angélica Lauriano | angelica.lauriano@drd.com.br

 

Decora, 1, 2, 3, 4 usar duas fotos uma de decoração e outra de roupa

Duas empresas diferentes que apostaram no mercado de organização de festas e há mais de duas décadas aliam o sucesso com a prestação de serviço de qualidade.Foto: Angélica Lauriano