Prefeitura sofre mudanças na sua formação administrativa

0
334
A Prefeitura de Governador Valadares passa a ter uma nova formação administrativa a partir de 2019. FOTO: Divulgação

Foi confirmada ontem à tarde pela Secretaria Municipal de Comunicação as especulações que giravam em torno de uma reforma administrativa da Prefeitura de Governador Valadares. De acordo com conversas de bastidores já haveria uma lista definida com todas as mudanças e o anúncio seria feito a qualquer momento. No final da tarde de ontem, a Prefeitura divulgou, por meio de nota à imprensa, informando que irá reduzir mais duas secretarias, totalizando três desde o ano passado, de 13 para 10. O ano de 2019 também terá novos secretários à frente de várias pastas.

Desde o início da semana, diversas especulações rodavam as redes sociais e as dependências da Prefeitura Municipal. Um delas seria do vereador Enes Cândido (MDB) assumir a Secretaria Municipal de Saúde, ocupando o lugar do atual secretário, coronel José Eustáquio Natal, e deixando sua cadeira vaga na Câmara Municipal para sua suplente, Maria de Fátima Salgado. Outra especulação que tomou impulso nas redes sociais seria a troca de comando do braço direito de André Merlo, Tony Diniz, para ser Chefe de Gabinete, ocupando o lugar de Sophia Merlo, que já foi exonerada. 

Veja as mudanças

Com as mudanças, a Secretaria de Comunicação e Mobilização Social (Secom) deixa de existir, sendo integrada à Secretaria de Governo, que passa a ter como titular o atual secretário de Administração, Marcos Sampaio. Já a Secretaria de Planejamento (Seplan) será incorporada à Secretaria da Fazenda, que ficará sob a responsabilidade de Jamir Calili, que foi candidato a deputado federal neste pleito. Ainda não há um nome definido para assumir a Secretaria de Administração. A mudança considerada mais inesperada foi da ida do diretor da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), coronel Sebastião Pereira de Siqueira, para o comando do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). O atual diretor da autarquia, Alcyr Nascimento Júnior, vai para a Secretaria de Desenvolvimento, que até então tinha como titular o empresário Carlos Teixeira, que assumirá a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) no lugar de Guilherme Frossard Filho.

No início do governo o prefeito já havia determinado a fusão da Secretaria de Obras com a de Serviços Urbanos, e o atual secretário Carlos Chaia continua na administração da pasta.O engenheiro-agrônomo e fiscal do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) Marcelo Aquino assumirá a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Sema) e, por fim, Priscila Coelho Erlacher, o cargo de Chefe de Gabinete do prefeito.Todos os secretários continuam mais alguns dias em seus cargos atuais para ajudarem no processo de transição.

por Eduardo Lima eduardolima.drd@gmail.com