Prefeitura renova convênio com Hospital Bom Samaritano

O prefeito André Merlo assinou, na tarde de terça-feira (29), a prorrogação de convênio com o Hospital Bom Samaritano. Trata-se de uma contratualização, renovada anualmente, que permite atendimentos diversos a usuários da rede especializada do Município por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Norma estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) prevê que instituições filantrópicas que atendem ao SUS destinem ao Município, no mínimo, 60% de todos os seus serviços (capacidade instalada). Esse índice, atualmente, já ultrapassa 75% no hospital, informou Renato Fraga, conselheiro da Beneficência Social Bom Samaritano, mantenedora do hospital. Na UPA o atendimento é 100% pelo SUS.

O convênio permite que a Prefeitura receba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que tem gestão plena, recursos do Ministério da Saúde, e repasse ao hospital. A SMS é que faz a gestão do contrato e acompanhamento das autorizações dos serviços.

O contrato prevê a prestação de serviços para tratamento contra o câncer – quimioterapia, radioterapia, e agora uma novidade: a braquiterapia, que é específica para combate ao câncer de próstata, ovário e útero. Estão incluídos no convênio outros serviços especializados, como a cirurgia bariátrica, implante coclear (ouvido biônico), cirurgias cardíacas e exames como a medicina nuclear, ressonância magnética, tomografias, biópsias e outros.

Segundo Renato Fraga, além da braquiterapia (radioterapia interna), outra novidade é a aquisição, pelo Hospital Bom Samaritano, de um Acelerador Linear para radiocirurgia, que trata o câncer cerebral sem precisar abrir o paciente. O hospital atende a pacientes dos vales do Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri e se tornou referência no tratamento contra o câncer. São 8.600 pacientes matriculados para tratamento e acompanhamento, sendo 90% pelo SUS.

O prefeito André Merlo lembrou que o convênio oferece à população de Valadares novas oportunidades de tratamentos na área da saúde, cuja demanda é grande e os recursos são poucos, exigindo do Município gastar muito mais do que prevê a legislação. “Estamos fazendo muito com pouco, e esse serviço junto ao Hospital Bom Samaritano, além de melhoria da qualidade, fortalece essa instituição, que precisa de apoio de todos os órgãos para continuar centralizando em Valadares serviços em saúde de qualidade e com tecnologias avançadas.”

Além do prefeito e de Renato Fraga, o contrato foi assinado pelo secretário Municipal de Saúde, Enes Cândido, pelo secretário de Governo e Comunicação Social, Marcos Sampaio, e pelo superintendente administrativo do HS, Elvis Daivis, em reunião realizada na Prefeitura, na tarde de terça-feira (29).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM