Prefeitura institui Semana Municipal Contra a Corrupção

0
220

A Prefeitura realizará de 18 a 20 deste mês a 1ª Semana Municipal Contra a Corrupção. As ações serão desenvolvidas por meio da Controladoria-Geral do Município em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Corrupção, celebrado no dia 9 de dezembro, e incluem a assinatura, pelo prefeito André Merlo (PSDB), de um Decreto Municipal de regulamentação da Lei Anticorrupção.

As atividades começam na terça-feira, 18, com a assinatura do Decreto, às 16 horas, na Sala Diamante – quarto andar da Prefeitura. No dia 19 (quarta-feira), às 14 horas, no auditório da Prefeitura, será feito o lançamento do projeto Portal da Transparência Nota 100, cujo objetivo é otimizar ainda mais as funções e informações disponibilizadas no Portal da Transparência do Município para que ele obtenha nota 100 na próxima avaliação da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que, em 2015/16 lhe conferiu nota 78. A proposta é avaliar o portal para melhorar a nota.

Na sequência, será apresentado oficialmente o Selo Ação Íntegra: Qualidade em Ação Primária Contra a Corrupção, conferido ao Município pela Enccla no final de outubro como prêmio pelo concurso de redação e poesia “Todos Juntos Contra a Corrupção: Nós Podemos Construir a Cidade que Queremos”, que envolveu toda a rede municipal de ensino, inclusive, distritos. Logo após, será feita a certificação honrosa a autoridades que contribuíram para esse projeto.

As atividades serão encerradas no dia 20 de dezembro com a divulgação da escala de auditorias e inspeções da Controladoria-Geral para 2019. “Um dos compromissos da atual gestão é a adoção de medidas de repressão à corrupção e incentivo ao controle social. A Semana é evento pioneiro na cidade e reúne ações sobre a temática que serão marcantes na história de Valadares, como o Decreto que regulamenta a lei anticorrupção no município”, disse o controlador-geral do Município, Luciano Souto Dias, que também assinará o Decreto juntamente com o prefeito; o secretário de Governo, Tony Diniz; o diretor geral do Saae, Alcyr Nascimento Júnior, e o diretor do Iprem, Cláudio Aparecido da Silva.