Prefeitura conclui licitação para obra do novo terminal do aeroporto de Valadares

484
De acordo com a empresa que vai realizar a obra do novo terminal do aeroporto, cerca de 240 empregos indiretos e 80 diretos vão ser gerados na cidade. FOTO: Arquivo DRD

Aconteceu na tarde de sexta-feira, 14, a licitação na modalidade Regime Diferenciado de Contratação (RDC), para definir a empresa que será a responsável pela execução das obras no Aeroporto Coronel Altino Machado. Uma única empresa compareceu para participar do processo. O contrato deverá ser assinado na próxima terça-feira, 18, e o prazo previsto para a conclusão das etapas do projeto e obras é de aproximadamente dois anos.

A empresa vencedora foi a Sinarco Engenharia, de João Pinheiro, em Minas Gerais, que atua há mais de 20 anos no mercado da construção civil. O sócio-diretor Cristiano Mendonça de Novaes explica que a empresa será a responsável pelos serviços técnicos especializados de engenharia para elaboração de projeto básico, executivo, execução de obras de engenharia aeroportuária e serviços complementares para o aeroporto. “Nos próximos quatro meses faremos o projeto da obra para depois começar a execução. Nossa expectativa é de gerar cerca de 240 empregos indiretos e 80 diretos, mão de obra que vamos buscar aqui mesmo em Governador Valadares”, garante Cristiano.

Novo terminal

A obra terá um investimento de R$ 36.357.866,95 (trinta e seis milhões, trezentos e cinquenta e sete mil, oitocentos e sessenta e seis reais e noventa e cinco centavos). Os recursos, provenientes do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), serão liberados conforme o cumprimento das etapas previstas no Plano de Trabalho. Todas as fases da obra serão fiscalizadas pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).

[uam_ad id=”5934″]

Os recursos contemplam a elaboração de projetos básico e executivo, recuperação de pavimentação do sistema de pistas, construção de nova taxiway (faixa de pista) e novo pátio de aeronaves. Além disso, também estão previstas a construção de novo terminal de passageiros, edificações de apoio, seção contra incêndio (SCI), aquisição de equipamentos, auxílios à navegação, adequação da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (Epta), entre outras melhorias.

Além de oferecer aumento na capacidade, modernização e ampliação da infraestrutura, as obras vão possibilitar operações com aeronaves maiores. O Termo de Compromisso foi assinado pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e o prefeito André Merlo (PSDB), em novembro do ano passado.