Prefeito André Merlo visita sede da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar

O prefeito André Merlo visitou, na manhã de quarta-feira (26), as dependências da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (5ª CIA. PM. IND), instalada em agosto na antiga sede do 43º Batalhão. O prefeito estava acompanhado pelo secretário Municipal de Administração, Coronel José Eustáquio Natal, e pelo secretário-adjunto de Governo, Robson Campos.

A Companhia é comandada pelo tenente-coronel Fernando Costa da Silva e responsável por uma grande região que compreende os bairros Vila Isa, Vila dos Montes, Alto Paraíso, São Raimundo, entre outros, como o Santa Rita, JK III e, ainda, municípios como Alpercata, Capitão Andrade, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourinho, Frei Inocêncio, Periquito, Itanhomi, Marilac, Mathias Lobato, Sobrália e Tarumirim.

O prefeito destaca que a estruturação da 5ª Cia. reforça ainda mais a segurança pública da cidade. “Este é um importante ganho para a cidade, uma vez que a nova Companhia vem melhorar a gestão dos recursos da Polícia Militar e a prestação de serviços à comunidade, no sentido de garantir a segurança da população, com o aumento de efetivo. Quero destacar que a vinda da 5ª Cia. para nossa cidade só foi possível graças a esforços conjuntos e envolvimento de todos que lutam pela segurança pública de nossa cidade”, lembra.

O prefeito destaca ainda que, desde a transferência do 43º Batalhão de Polícia Militar, a Prefeitura de Valadares trabalhou intensamente para que a segurança na cidade não fosse afetada, além do trabalho ostensivo de combate ao crime e ações preventivas das polícias Militar e Civil.

De acordo com André Merlo, a Prefeitura não tem medido esforços para contribuir com a segurança e combater a criminalidade. Ações como: recuperação de câmeras do Olho Vivo, que permitem o monitoramento em tempo real; instalação de iluminação pública em locais em que antes sequer havia postes de luz e também podas de árvores. Essas são apenas algumas das ações da atual gestão que contribuem diretamente para o aumento da segurança.

Balanço dos seis primeiros meses

Homicídios: Os números de homicídios consumados e tentados em Governador Valadares, no ano de 2018, foi o menor dos últimos dez anos: 77 consumados e 121 tentados. Em 2019, ao considerar o período entre janeiro e julho, o número de homicídios consumados foi de 62 vítimas em 2018 e de 36 vítimas em 2019, uma redução de 42% no período, comparado a 2018, e de 50%, comparado a 2017.

Crimes violentos: Esses que, além de homicídios, incluem roubos, estupro, sequestro, enfim, todas essas que literalmente violentam a cidadania da população, tiveram uma queda significativa no período de janeiro a julho de 2019, sendo uma redução absoluta em 269 crimes no período. Esse número representa uma queda de 38% em relação ao mesmo período de 2018 e 43% no mesmo período 2017. Se comparado à média entre 2010 e 2018 para os sete primeiros meses do ano (média de 519 ocorrências), a queda foi de 46%.

Roubos: Governador Valadares também apresentou queda no ano de 2019, no período de janeiro a julho. Neste ano, a Polícia Militar registrou 295 ocorrências. Este número representa uma queda de 59% em relação ao mesmo período de 2017. Se comparado à média entre 2010 e 2018, que foi de 382 roubos nos sete primeiros meses do ano, a queda em 2019 foi de 44%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM