Praça dos Pioneiros recebe hoje o 20º Valadares Jazz e Blues Festival

1742
A banda Bad Guys vai mostrar o melhor do blues com o sotaque capixaba.FOTO: Divulgação

Começa hoje, às 20h, na praça dos Pioneiros, o Valadares Jazz e Blues Festival, a primeira edição da série de 20 festivais realizados desde 1999 a ter o blues como ritmo predominante. A primeira atração da noite será o guitarrista Kadu Lambach, que nos anos 1980 fundou com Renato Russo e Marcelo Bonfá uma das bandas de rock mais famosas da MPB, a Legião Urbana. Naquela época, Kadu Lambach era conhecido como Eduardo Paraná. Ficou pouco tempo na Legião e seguiu caminho pelo jazz e blues. A segunda atração é a Banda Bad Guys, de Vitória, ES, que se apresenta pela primeira vez em Valadares.

O festival, além de shows musicais, vai oferecer ao público uma série de atividades culturais, todas gratuitas. As oficinas de música são parte dessas atividades. Serão oferecidas cinco oficinas, com professores de canto, violão, prática de conjunto, sopros e percussão. Para se inscrever, a pessoa interessada deve acessar o site oficial do festival (www.valadaresjazzfestival.com), entrar na aba “Oficinas” e fazer a inscrição na oficina desejada.

Os escritores locais também terão um espaço para mostrar suas obras e conversar com o público. E junto com a literatura entra a fotografia. O fotógrafo Ailton Catão vai mostrar, por meio de fotografias, como era o rio Doce antes da chegada da lama de Mariana, MG, em 2015, na tragédia que varreu do mapa o distrito de Bento Rodrigues e matou grande parte do rio até o Oceano Atlântico. As fotografias também mostrarão como ficou o rio depois da tragédia.

Na edição 2019, o festival terá uma área gastronômica. O Restaurante Dom Caixote vai levar para a praça três pratos especialmente preparados para o evento, depois de uma longa pesquisa feita pela empresária Melissa Meira de Vasconcelos, que comanda o restaurante. O cardápio completo pode ser lido no site do festival, na aba Gastronomia. Pasteis com nomes das estrelas do jazz e do blues, dos rios Doce e Mississipi, serão feitos na praça por Taty Silva, da Degustaty’s. Na rua atrás do palco, na área da praça, ficarão posicionadas as barraquinhas de comidas da feirinha, que sempre são montadas na quinta-feira, mas ficarão de quarta a sábado nesta semana.

Programação das oficinas:

  • Dia 25 de julho, quinta-feira, 15h: Prática de conjunto com Kadu Lambach, no auditório da Casa do Médico;
  • Dia 27 de julho, sábado, 16h: Violão e guitarra, com João Gaspar, no auditório da Casa do Médico;
  • Dia 27 de julho, sábado, 14h: Sopros, com Samuca MusicMan, na praça dos Pioneiros;
  • Dia 27 de julho, sábado, 10h: Canto, com Taryn Szpilman, no auditório da Casa do Médico;
  • Dia 27 de julho, sábado, 15h: Percussão, com Cláudio Infante, na praça dos Pioneiros.