Por que não cantar o Hino Nacional?

0
183

O Hino Nacional simboliza a nação e é seu porta-voz; estar em coletividade cantando o Hino do nosso país é um momento único vivido pela população desta nação. A melodia ecoa em nossos sentidos com suavidade, tornando nossa caminhada branda, permitindo que o vento que sopra de nossos planaltos sussurre canções em nossos ouvidos. Para cantá-lo, nós nos perfilamos com respeito e dignidade, acreditando que, nesse momento, na alma de quem canta, existe o coração brasileiro, o patriotismo e a esperança!

O Hino Nacional é a voz de nosso povo exaltando sua terra; a música e a melodia sublimam fatos históricos que descrevem nossa identidade e nossa cultura. A sua letra vai além de oferecer conhecimento aos indivíduos que formam a nossa nação – ela é o rosto dos relacionamentos sociais e é a expressão de nossas almas. É um sonho intenso, um raio vívido dos nossos sentimentos; retrata uma invocação à pátria, em momentos carregados de sentimentos e emoção. Ele é o símbolo das nossas origens e das nossas lutas!

O início do Hino Nacional é feito de momentos mágicos! Momento do arrepio, solicitado pelo imperador Dom Pedro I a seus compositores. Um instante sublime quando, através das nossas vozes, nos identificamos com as nossas lutas e nossas glórias.

Joaquim Osório Dutra Estrada, autor do poema de nosso hino, amava o entardecer, o brilho das estrelas, um céu risonho e límpido e o marulhar do mar… Sonhava com nossos campos iluminados pelo luar e o brilho do Cruzeiro do Sul.

Diante da beleza do nosso hino, e do objetivo de sua exaltação pelos alunos de uma escola, parabenizo o ministro da Educação pelo retorno às nossas tradições: que em um dia da semana os alunos, perfilados diante da nossa Bandeira, cantem o Hino Nacional. Ainda sugiro ao ministro a pratica, durante esse ato, do hasteamento da Bandeira Nacional, pois, nesse instante, essas crianças e adolescentes estarão aprendendo o que significam respeito e dignidade.

Atualmente existem muitas autoridades que não sabem o que fazer diante desse ato.

Continue, ministro, a aplaudir a nossa pátria, e a ensinar aos estudantes o que é respeito e patriotismo!

Maria Cinira dos Santos Netto Inspetora escolar aposentada Membro da AVL