PM vai às escolas com a “Operação Volta às Aulas” e orienta sobre segurança

0
315
Os policiais visitam as escolas levando informações sobre a violência no entorno dos educandários, a fim de prevenir contra ações criminosas, principalmente o tráfico de drogas. FOTO: Divulgação.

A Polícia Militar realiza durante todo o mês de fevereiro a “Operação Volta às Aulas”. Para a ação, a Patrulha Escolar do 6º BPM de Governador Valadares conta com o reforço dos integrantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), os quais fazem o policiamento em torno das escolas e dão assistência a toda a comunidade escolar.Como parte da operação, os policiais militares percorrem as salas de aula e distribuem panfletos com dicas de segurança.

O projeto é um a forma de interação com os estudantes e esclarece dúvidas sobre segurança, além de alertá-los sobre os riscos de ações criminosas próximas do educandário, como, por exemplo, o uso e o tráfico de drogas. Os policiais militares também fazem contato com pais, direção e corpo docente das escolas, estreitando ainda mais os laços e reforçando a parceria comunidade-Polícia Militar.

A “Operação Voltas às Aulas” funciona por meio de policiamento ostensivo, a fim de proteger as pessoas e os bens, tanto dentro quanto no entorno das escolas, com vistas a uma melhoria da qualidade de vida e a sensação de segurança daquelas comunidades.

Patrulha Escolar

As atividades da Patrulha Escolar são: visibilidade do policiamento, resolução e gestão de conflitos pautada na mediação, fortalecimento da relação polícia e cidadão e detecção antecipada de situações que possam resultar em práticas criminais ou atos infracionais.