PM faz “Operação Férias Seguras” durante o mês de janeiro

A Polícia Militar de Governador Valadares fará durante todo o mês de janeiro a Operação Férias Seguras. A intervenção tem o objetivo de orientar a população e adotar ações que dificultem e impeçam, principalmente, crimes de furto e roubo. O período de janeiro foi escolhido por ser um mês em que muitas famílias decidem viajar, deixando os imóveis vazios e sem vigilância.

A operação preventiva atinge todas as 10 bases comunitárias da Polícia Militar espalhadas pela cidade. De acordo com o tenente Josimax Duarte Carneiro, do 6º BPM, o compromisso da PM será garantir a tranquilidade da população durante o período das férias de início de ano. “Acaba o final do ano e as atenções são voltadas para as férias de janeiro. Enquanto algumas pessoas estão concentradas em cuidar do comércio local, outras preferem viajar. O nosso trabalho é fazer policiamento em volta das residências, nos bairros de Valadares”, explica. Entregar panfletos com dicas de segurança, promover policiamento a pé e blitz em locais estratégicos da cidade são algumas das ações realizadas pelo Sexto Batalhão de Polícia Militar neste período.

O tenente Josimax Carneiro destaca, ainda, que alguns cuidados podem evitar surpresas desagradáveis no retorno das férias. “Pedimos a atenção de toda a comunidade ao sair de casa: trancar portas e janelas, solicitar aos vizinhos que recolham as correspondências e acionem a PM quando observarem a presença de suspeitos, não deixar visíveis ferramentas, escadas e outros objetos que possam facilitar a entrada de pessoas. Outra recomendação fundamental é não divulgar os destinos de viagens nas redes sociais. Isso pode levar indivíduos à informação de que a casa estará vazia e fácil para entrar”, recomenda.

Os veículos também precisam de atenção neste período. Estacionar em locais iluminados e movimentados, manter vidros fechados, portas trancadas e alarme acionado são conselhos práticos da PM. “A prevenção da comunidade antes de deixar o veículo estacionado será uma ferramenta contra a criminalidade. Nossa expectativa é manter o trabalho e alcançar resultados positivos na conclusão desta operação”, concluiu o tenente.

A PM alerta que a fiscalização será intensificada nas estradas estaduais devido ao aumento da circulação de veículos nesse período, e alerta os motoristas para que portem seus documentos pessoais e do veículo, cumprindo as normas do Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

por Eduardo Lima eduardolima.drd@gmail.com