Paróquia Sant’Ana comemora Jubileu de Ouro

Começaram ontem e vão até o dia 28 de julho as festividades do cinquentenário da Paróquia de Sant’Ana, no bairro Altinópolis, em Governador Valadares. O evento vai durar doze dias e será marcado por uma programação especial, com celebrações conduzidas por padres e párocos da cidade. A cada dia, uma abordagem diferente convidará os fiéis a serem igreja, motivados pelo tema central deste ano: “Com Sant’Ana, mãe e mestra, celebramos os frutos do jubileu”. Todos os dias haverá barraquinhas e shows ao vivo.

Conforme a programação, haverá missa todos os dias às 19h30. Dentre as atrações para comemorar os 50 anos da comunidade, destaque para o Luau com Brais Oss, que será realizado nesta sexta-feira (19), às 19h30. Uma profunda experiência com Deus, por meio de música e oração.

De acordo com o padre Marcus Vinícius, pároco local, desde o anúncio da programação jubilar, muitos fiéis têm procurado a paróquia para participar da festa. “A comunidade pode esperar um linda festa. A expectativa é de receber muitas caravanas de outras cidades para prestigiarem a festa da padroeira. Vale ressaltar que todos os dias teremos shows com artistas locais e no dia 27 teremos o grande bingo da paróquia. Você é o nosso convidado para participar desse momento especial de devoção”, disse.

No último dia de festa, 28, haverá a tradicional carreata dos devotos de Sant’Ana pelas ruas dos bairros Altinópolis e Planalto. Em seguida, o encerramento da Festa de Sant’Ana, às 19h30, com missa celebrada por Marcus Vinícius. O padre conta que a paróquia foi fundada por padres espiritanos da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Valadares, e por famílias católicas do bairro Altinópolis. “São famílias que doaram a vida para fazer a diferença na evangelização e caridade. Diante disso, nesses 12 dias de festa, estaremos homenageando 15 famílias que foram fundamentais na construção da comunidade. Não podemos nos esquecer do pe. Leonardo Senne, que desde o início da Comunidade Sant’Ana esteve ao lado da juventude, um homem de imensa sabedoria e humildade, que não media esforços para ajudar o próximo”, lembrou.

Quem foi Sant’Ana

Conhecida também como Santa Ana, Nossa Senhora Santana é a mãe de Maria e avó de Jesus Cristo. Santa Ana era casada com São Joaquim, uma pessoa de grande influência, principalmente na região de Jerusalém, onde moravam. Por isso, Nossa Senhora de Santana é considerada pelos cristãos católicos como a padroeira dos avós. “A igreja tem um carinho grande por Sant’Ana, por ela ter educado Nossa Senhora, mãe de Jesus Cristo. Por isso, ela é lembrada neste mês, por valores que a mãe de Jesus aprendeu com ela. A razão de todo esse exercício de exemplo de família se dá ao nascimento de nosso senhor Jesus Cristo”, explicou o padre Marcos.

A Paróquia de Sant’Ana é composta por três comunidades, duas no bairro Altinópolis – Sant’Ana Matriz e Santa Clara – e uma no bairro Planalto – São Francisco de Assis.

por Eduardo Lima | eduardolima@drd.com.br