Pacientes da UTI, Semi-Intensiva e Cuidados Especiais do Hospital Municipal contam com cirurgião dentista

Nessa nova modalidade de atendimento, que é inédito na cidade, os cuidados com os pacientes vão desde uma orientação adequada de higiene bucal até a realização de procedimentos cirúrgicos para prevenir e impedir focos infecciosos bucais

A equipe multidisciplinar que atua nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Semi-Intensiva e Cuidados Especiais do Hospital Municipal (HM) ganhou um reforço para melhorar a assistência aos usuários: a presença de um cirurgião dentista e de um auxiliar bucal. O hospital é o único na cidade a oferecer esse serviço. Os trabalhos acontecem às segundas, quartas e sextas na parte da manhã, e às terças e quintas à tarde.

A iniciativa é decorrente da extrema relevância que o cuidado odontológico tem dentro das unidades de terapia intensiva e para a melhora do quadro sistêmico do paciente em estado crítico, além da parte essencial do tratamento global multiprofissional. E os cuidados vão desde a orientação adequada de higiene bucal até a realização de procedimentos cirúrgicos para prevenir e impedir focos infecciosos bucais.

A odontologia intensiva trabalha de forma preventiva contra infecções respiratórias, como, por exemplo, a pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), que pode levar à septicemia, na redução de tempo de internação dos pacientes e na quantidade de prescrição de medicamentos.

De acordo com Leonor Eliza de Assis Abi Ali, referência técnica em saúde bucal, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), adota uma prática que é aprovada e recomendada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) – há índices nacionais satisfatórios diante do desempenho desses profissionais em hospitais públicos no país. “Esse é um serviço muito importante. A presença desse profissional nesses setores do hospital resultam em mais saúde, conforto e qualidade de vida para os pacientes. Com essa assistência, trabalhamos com um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado”, revelou ela.