O VERBO HAVER

0
169

Naquela época HAVIA pessoas sérias que não pensavam somente em si. É certo que lá também HAVIA corrupção, mas não era tanta como hoje, HAJA VISTA os últimos escândalos em diversos setores do governo e empresas estatais.

O verbo HAVER merece atenção redobrada toda vez que tiver de ser usado. Portanto, muito cuidado com ele. Algumas vezes ele é impessoal e não tem plural. Outras vezes é pessoal e tem plural. O que é um verbo impessoal? É aquele com o qual você não pode usar nenhum pronome pessoal do caso reto: eu, tu, ele, nós, vós eles. Veja um exemplo: Havia muitas pessoas na festa. Vamos experimentar usando os pronomes: Eu havia…tu havia… ele havia… nós havia… vós havia… eles havia… Observou que é impossível usar um dos pronomes? É por isso que esse tipo de verbo tem o nome de impessoal. É porque não tem pessoa. Esse mesmo verbo, em outros tipos de emprego e significado, pode ser pessoal, isto é, admite um dos pronomes pessoais: Os rapazes HAVIAM chegado naquele momento. Eu posso falar: Eles HAVIAM chegado… Há muitos verbos pessoais e impessoais. Quando ele não admite um dos pronomes, fica no singular, pois não tem sujeito. É, portanto, impessoal.

O verbo haver é muito rico em significados, por isso, merece muita atenção. A sua forma mais comum, em que é mais usado, é quando é sinônimo de EXISTIR. É exatamente aí que mora o perigo, pois com esse significado não pode ser usado no plural de jeito nenhum. Voltemos à frase do topo deste artigo: …HAVIA pessoas… A todo instante há pessoas falando: HAVIAM pessoas… Não caia nessa. É muito feio…

Para que você não erre mais, faça o seguinte: sempre que for usar o verbo HAVER, substitua-o mentalmente pelo verbo EXISTIR ou FAZER. Se der, isto é, se ele for sinônimo desses verbos, não o coloque no plural. Veja bem: Naquela época HAVIA (= existiam) pessoas sérias. / HÁ (=faz) muitos anos que não a vejo. / HAVIA (fazia) muitos anos que não a via.

Note bem e tome muito cuidado quando for usar o verbo EXISTIR, pois ele não é impessoal. Vai normalmente para o plural, concordando com o sujeito da frase: EXISTIAM pessoas (= havia pessoas…). Cuidado com eles, pois são muito lembrados nos concursos e vestibulares.

HAJA VISTA (haja é forma do verbo haver) é expressão invariável, isto é, não muda. Veja os exemplos: Eles querem esconder algo, HAJA VISTA as últimas atitudes. / Está havendo muitas mudanças no país, HAJA VISTA a seriedade do novo governo. / Podemos ter esperanças, HAJA VISTA o modo como o governo está agindo.

A única variação que pode haver nessa expressão é HAJAM no plural, quando se refere à palavra no plural: HAJAM vista os últimos acontecimentos. Observe que a palavra VISTA nunca se altera. Entretanto, essa variação já caiu em desuso.

O verbo HAVER tem muitos significados. Nos que veremos, ele é pessoal e tem plural:

  1. a) Auxiliar de outro verbo que tem plural: Eles haviam feito muitos trabalhos. Auxiliar é o que acompanha outro verbo e vem sempre em primeiro lugar.
  2. b) Sinônimo de julgar, considerar: Haviam-no por sábio.
  3. c) Sinônimo de conduzir-se, sair-se, comportar-se: Os jogadores do Fluminense se HOUVERAM muito bem na partida…
  4. d) Ajustar contas, entender-se: Se eles não consertarem suas vidas, terão de haver-se com Deus.

Há ainda outros significados que já caíram em desuso, não sendo mais usados no português atual:

  1. a) Sinônimo de: ter, possuir: Eles hão muita fé.
  2. b) Conseguir, obter: De onde eles houveram tanta fama?
  3. c) Herdar: Eles houveram muita riqueza do pai.

HOUVE DÚVIDAS? É só prestar atenção ao que fala ou escreve, ou… FAZER UM BOM CURSO DE PORTUGUÊS…

Ilvece Cunha | Professor de Português | ilvececunha@hotmail.com |Siga-me no Facebook ou Instagram.