Novo presidente municipal do PT defende união dos partidos de esquerda

Novo presidente municipal do PT defende o debate em torno de um projeto de desenvolvimento e de inclusão social para Governador Valadares.

A partir de janeiro, o PT de Governador Valadares será presidido pelo engenheiro civil e professor universitário Victor Dell’Orto. Após ser o segundo mais votado no primeiro turno, realizado no dia 8 deste mês, ele venceu no segundo turno a disputa contra a ex-vereadora Cida Pereira, por 307 votos a 221. Dell’Orto faz parte da assessoria do deputado federal Leonardo Monteiro, onde ocupa a função de coordenador regional.

Apesar disso, ele não confirma a pré-candidatura de Monteiro nas eleições do próximo ano: “Discussão de nomes será feita a posteriori”. Dell’Orto defende que os partidos de esquerda se unam em uma candidatura em oposição ao prefeito André Merlo (PSDB).

Para o novo presidente municipal do PT, antes do debate eleitoral é preciso realizar uma discussão sobre um projeto de desenvolvimento e de inclusão social para Governador Valadares. “A prioridade para o PT neste momento é construir um projeto popular e participativo, com todos os nossos filiados e simpatizantes, e discutir esse projeto abertamente com o município, em todos os bairros e todos os distritos. Nós precisamos discutir Valadares, precisamos falar dos problemas e das propostas de soluções em todas as áreas”, declarou.

Mesmo admitindo que Leonardo Monteiro é um possível candidato do PT para concorrer à Prefeitura em 2020, Dell’Orto avalia que é necessário debater uma candidatura com apoio de outros partidos que se opõem aos governos municipal, estadual e federal. “Precisamos conversar com todo mundo que pensa na cidade e quer o melhor para Valadares. Na realidade, precisamos nos unir naquilo que nos converge. Vamos abrir esse debate e caminhar juntos com quem quiser defender a democracia, fazendo resistência ao Bolsonaro e oposição ao Zema e ao André Merlo. Nosso povo hoje está sofrendo com falta de emprego, saúde e educação; precisamos ter responsabilidade e humildade para dialogar com todo mundo”, afirmou.

Victor Dell’Orto enfatiza que os principais temas que devem pautar o debate em 2020 serão geração de empregos, desenvolvimento econômico e melhorias nos serviços públicos de saúde e educação. Ao liderar o PT municipal, ele esperar resgatar o legado de mandatos da legenda em GV. “O ex-prefeito João Domingos Fassarella urbanizou vários bairros da cidade, incluindo favelas e periferias. A ex-prefeita Elisa Costa entregou milhares de moradias populares, fez várias obras de revitalização e implantou a escola de tempo integral. Leonardo Monteiro acompanhou toda essa luta lá em Brasília, ajudando a trazer para Valadares a Universidade Federal, o Instituto Federal, e o polo da UAB. O saldo do PT é positivo com a cidade. Precisamos defender esse legado, mas apontando para frente”, concluiu.