Novo presidente da Câmara Municipal toma posse amanhã

0
384
Júlio Avelar (PV) afirmou que em 2019 o Legislativo terá de funcionar com 50% a menos de recursos. FOTO:Divulgação.

A Mesa Diretora que conduzirá a Câmara Municipal de Governador Valadares nos próximos dois anos (biênio 2019/2020) tomará posse nesta segunda-feira (4), às 18 horas, no plenário do Legislativo. O bloco composto por Júlio Avelar (PV), Marcion da Fusobras (PR), Juninho da Farmácia (PDT) e Antônio Carlos (PT) foi eleito pela maioria dos vereadores em votação ocorrida no dia 14 de dezembro de 2018.

A cerimônia de posse será feita na abertura da primeira sessão ordinária do ano. Após lida e aprovada a ata da última reunião ordinária, os parlamentares darão seguimento à posse oficial do presidente da casa, prevista para as 19 horas. Antes, porém, será realizada a posse da vereadora suplente Maria de Fátima Salgado, que assume o lugar de Enes Cândido, nomeado pelo Poder Executivo como secretário Municipal de Saúde no dia 28 de janeiro. Com vasta experiência no Poder Legislativo, Fátima Salgado era a primeira suplente da coligação (MDB) e ocupava o cargo de secretária-adjunta de Governo. “Chego para assumir meu quinto mandato como vereadora. Confio no nosso prefeito e tenho certeza de que nesses dois anos vai surpreender muito os adversários políticos. Estarei com ele na defesa de projetos benéficos para o povo”, argumentou Fátima, que está em viagem fora do Brasil.

Regimento

A posse do presidente da Câmara será feita da forma estabelecida pelo Regimento Interno, com a presença de representantes dos três poderes. Após a posse e o juramento, o presidente fará seu primeiro pronunciamento. Assumindo a presidência da Câmara pela segunda vez, Júlio Avelar revelou que as próximas articulações com os pares da Casa serão definitivas para o futuro do Legislativo, como, por exemplo, as indicações para as comissões e blocos de governo.

“Ainda a resolver… na verdade, eu, como vereador e presidente da Casa, queria um único bloco na Câmara. Mas alguns vereadores falam em dois blocos de governo. O que pode acontecer eu não sei. Deverá ter também um bloco independente e um bloco de oposição. Provavelmente as definições acontecerão no decorrer da próxima semana e, pelo Regimento Interno, não pode passar desta semana que entra. Ainda na semana que vem serão formados os blocos, as comissões, acontecerá a eleição dos membros das comissões, a escolha dos líderes das bancadas e seus vices e a indicação do novo líder de Governo”, explica.

Com ar de mistério nos corredores da Câmara Municipal, tudo indica que o Poder Executivo não terá a mesma força de quando começou o mandato, em 2017. Ainda sim, Avelar tem esperanças de restabelecer a harmonia entre os vereadores e o Executivo. “Tanto o prefeito André Merlo como o presidente da Câmara torcem para um entendimento de um único bloco de Governo, que até então tinha 14 vereadores. Mas é melhor aguardar”, afirma.

Por fim, Júlio Avelar falou de suas expectativas ao assumir a cadeira da presidência e afirmou que não será resignado ao Governo. “Minhas expectativas são de união em favor do desenvolvimento da cidade. Temos dois anos para mostrar serviço, buscar recursos e cumprir as obrigações como legisladores e fiscalizadores e dar mais transparência ao cidadão valadarense. Não será uma Câmara submissa ao Executivo, mas estará de mãos dadas, para o crescimento econômico e social da cidade”, concluiu.

Fátima Salgado ocupava o cargo de secretária-adjunta de Governo. FOTO; Divulgação.

A nova Mesa Diretora da Câmara Municipal será composta por:

  • Júlio Avelar (PV) – presidente;
  • Marcion da Fusobras (PR) – vice-presidente;
  • Juninho da Farmácia (PDT) – 1º secretário;
  • Antônio Carlos (PT) – 2º secretário.

por Eduardo Lima | eduardolima.drd@gmail.com