Nova Companhia Independente da Polícia Militar será instalada na Vila Isa

553
A estrutura da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar será montada no bairro Vila Isa

Após a transferência do 43º Batalhão de Polícia Militar, o Governo do Estado anunciou que Valadares ganhará a 5ª Companhia Independente da Polícia Militar. Dessa forma, a 8ª Cia de Policiamento Especializado torna-se extinta no município. A sede da nova unidade será no bairro Vila Isa. De acordo com a Polícia Militar, através da 8ª Região (8ª RPM) ainda está sendo definida a estrutura da 5ª Companhia, bem como a nomeação do comandante e toda a sua equipe.

A Companhia será responsável por atender a região dos bairros São Raimundo, Vila Isa, Vila dos Montes, Alto Paraíso, entre outros, como o Santa Rita, JK III, e municípios como Alpercata, Itanhomi, alcançando também Tarumirim e Periquito.

Procurada pela reportagem do DRD, a assessoria de comunicação da 8ª RPM informou que a atual sede da 153ª Cia. PM será reestruturada para receber a 5ª Cia. “Após estudos baseados em critérios técnicos, uma nova estrutura operacional com a criação de uma nova unidade: a 5ª Cia. Independente de Policiamento, que será instalada no bairro Vila Isa (atual sede da 153ª Cia. PM).Além de melhorar o atendimento das ocorrências policiais na cidade, a nova unidade tem por objetivo potencializar a gestão de recursos no local, melhorando, dessa forma, a interação comunidade / Polícia Militar”, diz a nota da assessoria.

A 8ª RPM destacou que, além de Valadares, a cidade de Guanhães será beneficiada com a criação do 65º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais.Mesmo com a perda da 8ª Cia., os policias militares permanecem em Valadares. “Dessa forma, a 8ª Cia. de Policiamento Especializado torna-se extinta e seus policiais militares permanecerão em Governador Valadares, reforçando o policiamento nos setores em toda a cidade. Seremos atendidos pela tropa especializada de Belo Horizonte, ampliando a capacidade da polícia em nossa região.As adequações já estão sendo realizadas e, posteriormente, a imprensa será informada sobre as datas de inauguração”, concluiu a nota.

Em seu pronunciamento, o prefeito André Merlo (PSDB) destacou que a estruturação da 5ª Companhia Independente vai reforçar a segurança pública na cidade, especialmente para a região da Vila Isa. “Esse é um importante ganho para a cidade, uma vez que a nova Companhia vem melhorar a gestão dos recursos da Polícia Militar e a prestação de serviços à comunidade, no sentido de garantir a segurança da população, com o aumento de efetivo. Agradecemos ao governador Romeu Zema, pela deferência à nossa cidade, e ao comandante da 8ª Região da Polícia Militar, coronel Fabrício Casotti, pelo empenho em trazer essa Companhia”, disse.

Por sua vez, o vereador Coronel Wagner (PMN), que pertenceu à 8ª Cia., lamentou a perda da unidade. “A importância e relevância da 8ª Cia. em Valadares foi edificada, principalmente, pelos homens e mulheres de honra que ajudaram a construir a história dessa valorosa unidade da Polícia Militar. Ficará o legado imensurável de operações, prisões, policiamento em eventos, apreensões de armas e drogas, treinamentos, cursos, apoios operacionais e uma reserva de conhecimento doutrinário, técnico e tático sem precedentes”, lamenta.

por Eduardo Lima | eduardolima@drd.com.br