Central do Assinante







PUBLICIDADE



AS MAIS LIDAS
Página Inicial:: >> Notícias de Valadares e Região >> Abre Aspas >>
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Alerta aos museus

O Ibram recomenda que, no primeiro semestre deste ano, todos os museus do país revisem seus planos de combate a incêndio e segurança
FOTO: Divulgação
NA FOTO, a fachada do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFJR)
GOVERNADOR VALADARES -

Nos próximos anos o Brasil receberá grandes eventos internacionais, como a Copa das Confederações, Copa do Mundo e as Olimpíadas, o que resultará em aumento considerável de pessoas circulando em locais públicos. Preocupado com isso, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) alerta todos os museus do país a revisarem, neste primeiro semestre de 2013, seus planos de combate a incêndios e segurança. A medida tem o objetivo de prevenir acidentes envolvendo o patrimônio cultural e os visitantes.

De acordo com a assessoria de comunicação do Ibram, ainda no primeiro semestre deste ano será lançado o Programa de Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado. A implantação de um plano de gestão de risco ao patrimônio musealizado tem como objetivo subsidiar as estratégias de ação do Ibram e orientar o conjunto dos museus brasileiros no tocante ao planejamento de ações que visem minimizar perdas face aos riscos e ameaças mais comuns, que podem afetar tanto os prédios onde estão instalados quanto suas coleções. Esse é um dos temas do acordo de cooperação assinado com os estados durante o evento “Conexões Ibram”, no ano passado. No total, foram assinados acordos com 17 estados.

Dentro do programa está previsto para março deste ano um treinamento para todas as equipes de conservação e segurança dos museus, além de especialistas indicados pelos gestores públicos dos estados, ministrado pela especialista da Unesco Cristina Menegazi. O Ibram frisa que a segurança do museu depende fundamentalmente de pessoas bem treinadas, bem preparadas e comprometidas com sua missão.

Confira o texto na íntegra na edição impressa do DRD de quinta-feira, 7.









COMENTE ESTA NOTÍCIA


COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA






NOTÍCIAS RELACIONADAS