Central do Assinante







PUBLICIDADE



AS MAIS LIDAS
Página Inicial:: >> Saúde e Bem Estar >> Notícias >>
quarta-feira, 3 de abril de 2013

Saúde em campanha contra a tuberculose

Nos últimos 15 dias, ações contra a doença foram intensificadas na cidade, em comemoração do Dia Mundial do Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março
FOTO: Divulgação
Entre os principais sintomas da tuberculose encontram-se: tosse com secreção, febre, suores noturnos, falta de apetite
Na última quinzena, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações de combate à tuberculose no município. A campanha termina nesta sexta-feira, 5, e acontece em celebração do Dia Mundial de Combate à doença, 24 de março. Até o último dia da campanha, a população pode procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia Saúde da Família (ESF) para fazer o exame do escarro.

Segundo a médica sanitarista Katiuscia Cardoso Rodrigues, do Departamento de Vigilância em Saúde, ainda acontecerão atividades educativas em todas as unidades de saúde. "Cada unidade tem sua própria programação. No ano passado, por exemplo, uma delas realizou uma blitz educativa. Este ano outra fará visitas aos domicílios, orientando os moradores e realizando exames. De uma forma geral, além das atividades que já são realizadas rotineiramente, ainda promovemos uma ação educativa, com o intuito de orientar a população", completou.

Em qualquer época do ano, o exame para detectar a tuberculose também pode ser feito, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, no Centro de Referência em Doenças Endêmicas e Programas Especiais (Creden-PES), na rua Osvaldo Cruz, 21, Centro. Tanto o exame quanto o tratamento da doença são oferecidos gratuitamente pela rede municipal de saúde.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 1/3 da população mundial está infectada pelo bacilo da tuberculose, mas como algumas pessoas não chegam a adoecer, nunca tomam conhecimento do fato, e por esse motivo o exame se torna tão importante. Em Valadares foram detectados 95 casos de tuberculose em 2012, e mais 118 casos no ano anterior.
 
 
 
Confira o texto na íntegra na edição impressa do DRD de quinta-feira, 4









COMENTE ESTA NOTÍCIA


COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA






NOTÍCIAS RELACIONADAS