Central do Assinante







PUBLICIDADE


AS MAIS LIDAS
Página Inicial:: >> Saúde e Bem Estar >> Notícias >>
sábado, 3 de agosto de 2013

Mortes por gripe sobem para 88 em Minas

O número já representa quase o dobro do do ano passado. SES alerta população a buscar orientação médica logo após os primeiros sintomas
Ampliar foto

Minas Gerais registra 391 casos de influenza e 88 mortes em decorrência da doença em 2013. O novo balanço foi divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na última semana, durante reunião que discutiu a Síndrome Gripal (SG) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com ênfase na influenza. O número de mortes já é quase o dobro do registrado no ano passado.

 

O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza, informou que dos 88 óbitos confirmados em Minas 73 foram da gripe A H1N1 (gripe suína) — no ano passado foram 47 mortes. Ainda segundo dados da SES, de janeiro até 31 de julho foram confirmados 391 casos de influenza, sendo 329 de A H1N1. No ano passado foram 189 registros. Em Belo Horizonte, até quarta-feira (31) 10 pessoas morreram. Além disso, 236 casos estão aguardando confirmação e nove óbitos estão sendo investigados.

 

Durante a coletiva, o secretário reforçou a necessidade de iniciar o tratamento contra a doença o mais rápido possível. O Tamiflu, principal medicamento contra o vírus, deve ser prescrito assim que os primeiros sintomas forem detectados nos pacientes. Segundo a SES, no Sistema Único de Saúde (SUS) 2.835 leitos estão disponíveis para os casos mais graves da gripe. E nas unidades que não atendem ao SUS são 1.404.

Prevenção

Durante o encontro foi destacado, também, a necessidade de a população adotar medidas de prevenção contra as doenças respiratórias, como lavar as mãos com água e sabão, quando tossir evitar o toque direto das mãos nas vias de transmissões, evitar aglomerações e locais fechados quando apresentar sintomas de resfriado, além de não compartilhar objetos, como pratos, talheres e copos, em caso de gripe. (Com informações do jornal ‘O Tempo’)








COMENTE ESTA NOTÍCIA


COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA






NOTÍCIAS RELACIONADAS