Central do Assinante







PUBLICIDADE


AS MAIS LIDAS
Página Inicial:: >> Entretenimento >> Notícias >>
sábado, 18 de abril de 2015

O cartão-postal de Ipatinga

Parque Ipanema, exemplo de preservação municipal, é o local mais visitado em Ipatinga e merece ser conhecido por todos do Leste de Minas
FOTOS: Divulgação/Fred Seixas
O PARQUE possui mais de 1 milhão de m² de área verde, com cerca de 12 mil árvores, flores, grama e uma bela e bem cuidada lagoa no centro. No local, visitantes fazem cooper e praticam outros tipos de esporte
A PEQUENA Ana Lívia, de Valadares, visitava o local pela primeira vez com sua família, e prometeu voltar
GOVERNADOR VALADARES -
Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes (Setes/MG) revelou que das pessoas que visitam Ipatinga, 20,37% consideram o Parque Ipanema a maior pérola da cidade. E não é por menos. Com mais de 1 milhão de metros quadrados de área verde e de lazer, o parque é um ótimo lugar para relaxar e se distrair. Quem visita Ipatinga — que fica a apenas 105 km de Valadares — deve conhecer o parque, cuja entrada fica próxima à BR-381, atrás do Estádio Ipatingão, outro atrativo da cidade. A entrada é gratuita.

Uma das principais características do Parque Ipanema é o cuidado com a limpeza e a preservação ambiental. Há cerca de 12 mil árvores de várias espécies, como ipês-rosas e amarelos, flores, muita grama e uma linda lagoa no centro, que também possui uma ponte treliçada e deck. Na lagoa são realizados, em algumas épocas do ano, competições de pesca esportiva — a última foi no dia 29 de março.

Aos domingos, o parque fica lotado de visitantes, que vão para caminhar, andar de bicicleta nas ciclovias, ou mesmo para levar as crianças para o playground, como foi o caso da pequena Ana Lívia Moura, que é de Valadares e visitava o local com sua família pela primeira vez. “Gostei muito dos brinquedos. Tem vários. Foi muito gostoso e quero voltar mais vezes a Ipatinga”, disse.

Do lado de fora, várias barracas servem comidas, salgados, batata frita e bebidas. O visitante não passa fome. Alguns eventos culturais da prefeitura de Ipatinga também são realizados no parque, como, por exemplo, um show do cantor Erasmo Carlos, realizado no último ano, além de encontros de palhaços e outros e peças teatrais ao ar livre.

Outro atrativo do Parque Ipanema é o Parque da Ciência, que de abril a novembro do ano passado recebeu cerca de 10 mil visitas de estudantes, professores, pesquisadores e do público em geral. O Parque da Ciência integra a Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) e participa anualmente dos encontros da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). No local, estudantes de Ipatinga e região aprendem de forma prática a teoria ensinada nas salas de aula.

O Parque conta ainda com quadras poliesportivas, campos de futebol, pista de cooper, um anfiteatro, uma farmácia verde com plantas medicinais, o Horto Municipal, a Estação Meteorológica e uma Biblioteca Ecológica, conhecida como Ecoteca.

Por esses e muitos outros motivos, que você só saberá visitando, o Parque Ipanema é um modelo de preservação ambiental, que deveria servir de exemplo para todos os municípios do País. Afinal, segundo pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), as cidades deveriam ter ao menos 12m² de área verde por habitante. Isso ajuda no bem-estar da população, mantém as pessoas ativas e gera saúde, lazer e diversão — os melhores remédios contra a depressão.
Ampliar foto Ampliar foto
O PARQUE da Ciência é outro atrativo. No local, os estudantes aprendem de forma prática a teoria estudada nas salas de aula








COMENTE ESTA NOTÍCIA


COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA






NOTÍCIAS RELACIONADAS