Central do Assinante







PUBLICIDADE


AS MAIS LIDAS
Página Inicial:: >> Entretenimento >> Notícias >>
terça-feira, 28 de outubro de 2014

Virginópolis em sabores

FOTO: Fred Seixas
MARIA ÂNGELA seguiu os passos da mãe, a Dona Júlia, e da avó, e mantém a fabricação de produtos a partir da jabuticaba
GOVERNADOR VALADARES -

Virginopólis é conhecida internacionalmente como “a cidade da jabuticaba”, devido ao clima e solo propício para o plantio da fruta. A produção artesanal a partir dos derivados da jabuticaba acaba sendo fonte de lucro para os virginopolitanos. Quem passa pela cidade não pode deixar de visitar a produção da Dona Júlia, a pioneira na cidade em fabricação de vinhos, licores, doces e geleias de jabuticaba e agora também de outras frutas. A fabricação artesanal é preservado pela família há mais de 50 anos.

A jabuticaba movimenta o turismo e o comércio da cidade, principalmente nesta época do ano, quando é realizado o Festival da Jabuticaba — neste ano nos dias 13 a 16 de novembro. O festival chega a sua 43ª edição, com a presença de diversos artistas e concursos. A responsável pela adega na cidade é Maria Ângela Coelho, 68, que herdou da mãe a arte de fabricar os produtos. “A produção artesanal está na família há anos. Tudo começou com a ideia da minha avó. No início só era feito para consumo próprio, mas quando surgiu o festival minha avó foi convidada para participar do evento, e nunca mais parou. Quando ela morreu, a receita foi passada para minha mãe, a Dona Júlia. Depois da morte da minha mãe, ficou para mim, e todos os anos participo do festival, para manter a tradição da família”, contou.

Além da produção de doces e bebidas, o local reserva artesanatos feitos da madeira da jabuticabeira. É quase impossível não deixar de comprar algum produto após uma degustação que leva os clientes para um universo de sabores. Maria Ângela afirma que a maioria dos clientes é de fora da cidade, e faz questão de lembrar que a famosa geleia de jabuticaba já foi degustada até na Europa. “Todos que passam por aqui aproveitam para degustar e acabam comprando um doce ou o vinho. Já vendi produtos para a Holanda, os Estados Unidos, Portugal, França e muitos outros países. Em todo lugar onde há um virginopolitano tem os produtos artesanais da cidade”, disse.

A produção Dona Júlia, de Maria Ângela, fica na rua São José, nº 191, no centro de Virginópolis, próximo à praça do Calçadão. 









COMENTE ESTA NOTÍCIA


COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA






NOTÍCIAS RELACIONADAS