Central do Assinante







PUBLICIDADE



AS MAIS LIDAS
Página Inicial:: >> Notícias de Valadares e Região >> Notícias >>
quarta-feira, 13 de julho de 2016

Concurso Leiteiro da Cooperativa começa nesta quarta

FOTO: Divulgação
A VACA “Jabulane do G”, do pecuarista e presidente da Cooperativa, Guilherme Olinto, se sagrou a grande campeã na categoria acima de 50kg no ano passado
GOVERNADOR VALADARES -

Começa na quarta-feira e vai até o próximo domingo o 39º Concurso Leiteiro da Cooperativa Agropecuária de Governador Valadares. O concurso acontece no Galpão Leiteiro da Cooperativa, montado dentro do Parque de Exposições, com participação de 16 cooperados com  24 animais.  As vacas e novilhas são sempre de alto padrão genético produtivo, podendo chegar a mais de 60kg de leite por dia.

Em 39 anos, o Concurso Leiteiro da Cooperativa tem mostrado um trabalho que vem evoluindo e demonstrando tanto o volume quanto a qualidade do leite produzido em Valadares e região. Ano passado, a vaca “Jabulane do G”, do pecuarista e presidente da Cooperativa, Guilherme Olinto, se sagrou a grande campeã na categoria acima de 50kg, com produção média de 69,567 kg/dia e produção total de 208,701 kg. A produção da campeã bateu o recorde do concurso. Segundo Olinto, a preparação dos animais começa quase um ano antes, para que o concurso coincida com o parto da vaca, momento em que o animal atinge o maior pico de lactação. “O Concurso Leiteiro deste ano começou assim que terminou a 38ª edição. Isso porque o produtor deve estar atento ao período de prenha do animal. A produção de leite depende de vários fatores. O produtor deve estar atento não somente à alimentação, como também ao manejo, sanidade e bem-estar do animal. Por isso, aqui no nosso galpão todas as vacas e novilhas recebem um cuidado especial”, disse.

Para o presidente da Cooperativa é uma forma de o produtor mostrar o trabalho que é feito nas propriedades. “A cada ano a gente vem superando as expectativas do Concurso Leiteiro da Cooperativa. No ano passado, por acaso, a minha vaca foi vencedora e bateu o recorde de produção das edições anteriores. Este ano, estamos trabalhando para bater esse recorde novamente. A participação do produtor no concurso é uma forma de enriquecer a produção de sua fazenda. O concurso é importante para o produtor, que tem a oportunidade de mostrar todo o trabalho que ele desenvolve em sua propriedade, genética e produção de leite.”

A disputa no Concurso Leiteiro acontece em cinco categorias distintas: até 49,999 kg; acima de 50 kg; novilha produção livre, com premiação única; gordura, também com premiação única; e cria da fazenda, que premiará a maior produção. A esgota do concurso foi terça- feira à noite. As ordenhas serão manuais ou com ordenhadeiras mecânicas, realizadas às 6, 14 e 22 horas. As pesagens serão efetuadas após cada ordenha, na presença dos participantes e membros das comissões organizadora e fiscalizadora, em ambiente que facilite a visualização pelo público dentro do galpão da Cooperativa. A premiação acontece domingo, às 11 horas, quando serão premiadas as vacas e as novilhas campeãs, reservadas campeãs e terceiro lugar.

Após o encerramento do concurso leiteiro e premiação dos vencedores será realizado o 5º Leilão Maravilhas do Leite, também no galpão do Concurso Leiteiro. O grande diferencial do leilão é levar a arremate todas as vacas e novilhas que participam do Concurso Leiteiro da Cooperativa.









COMENTE ESTA NOTÍCIA


COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA






NOTÍCIAS RELACIONADAS