Central do Assinante







PUBLICIDADE


AS MAIS LIDAS
Página Inicial:: >> Notícias de Valadares e Região >> Notícias >>
terça-feira, 6 de setembro de 2016

Prevenir para viver

Setembro Amarelo liga sinal de alerta para um ato ainda pouco debatido, mas que tem tirado muitas vidas: o suicídio
FOTO: Divulgação
POR ANO, mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio. Ou seja, o número representa uma morte a cada 40 segundos
GOVERNADOR VALADARES -

Por ano, mais de 800 mil pessoas morrem por suicídios. Ou seja, o número representa uma morte a cada 40 segundos. É o que aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Brasil ocupa a oitava posição nesse macabro ranking. Em 2012, foram notificados 11.821 casos.

 

O levantamento registra ainda que o suicídio é a segunda maior causa de mortes entre pessoas de 15 a 29 anos, perdendo apenas para acidentes de trânsito. Entretanto, as taxas são maiores entre os que têm mais de 70 anos. Especialistas explicam que uma das maiores causas de tentativas de suicídio é a depressão.

 

 

Para falar sobre esse grave problema social, considerado ainda tabu para a sociedade, a Unimed de Governador Valadares promove nestes sexta e sábado o seminário “Suicídio”. O encontro busca discutir o assunto para evitar que mais tragédias aconteçam. Ele será realizado na Casa Unimed e tem como público-alvo profissionais e estudantes das áreas de saúde, educação e jurídica. A participação é gratuita, porém, para a inscrição, pede-se a doação de 1 quilo de alimento não perecível para ser repassado a uma entidade filantrópica de Valadares a ser escolhida.

Ainda em relação ao tema, a Câmara Municipal realizará uma audiência pública nesta sexta-feira, das 16h às 18h,  proposta pelo vereador Heldo Armond. Na audiência será debatido como o suicídio pode ser prevenido, além da implantação do Centro de Valorização da Vida (CVV).

 

Ambos os eventos fazem parte do Setembro Amarelo, que é um movimento mundial e ocorre no Brasil desde 2014. O mês foi escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

 

No ano passado, a OMS lançou um dado preocupante: o suicídio já mata mais jovens no mundo do que o HIV. E o pior é que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.









COMENTE ESTA NOTÍCIA


COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA






NOTÍCIAS RELACIONADAS