Central do Assinante







PUBLICIDADE


AS MAIS LIDAS
Página Inicial:: >> Notícias de Valadares e Região >> Notícias >>
sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Presépios enfeitam casas e igrejas em Valadares

FOTOS: Diego Dunga/ Filipe Martins
HÁ MAIS de 18 anos este presépio é montado na casa da aposentada
GOVERNADOR VALADARES -

Chega o período natalino e muitas casas já se embelezam com os tradicionais presépios, enfeites que retratam a história do nascimento de Jesus Cristo. No bairro Grã-Duquesa, a aposentada Teresinha Fidélis Gobbi, de 79 anos, monta o presépio em sua casa há mais de 18 anos, o qual sempre se destaca pelo imponente tamanho e pelos incontáveis enfeites, dentre anjos, animais, casinhas, fonte de água, pisca-pisca, pessoas, e a cena clássica da manjedoura com o menino Jesus.

De acordo com a dona do presépio, várias pessoas visitam o local e se encantam com os detalhes. “Já realizaram novenas e reunião da catequese em frente ao presépio. Além disso, uma escola trouxe algumas crianças para conhecer de perto. Monto o presépio há 18 anos, e o trabalho para construí-lo é de uma semana. Eu e minha secretária fizemos juntas este ano, ficando pronto no início de novembro”, disse.

Teresinha explica que a ideia de montar um grande presépio na sua casa surgiu após o nascimento de suas netas. “A montagem de um presépio me motivou quando minhas netas nasceram. Além disso, desde criança meu pai já tinha esse trabalho de criar um presépio dentro de casa, e era maior do que eu faço. O objetivo é relembrar que a ideia principal do Natal é o nascimento de Jesus Cristo”, comentou. Quem tiver interesse em visitar o presépio, basta entrar em contato pelo telefone: (33) 3276-1843.

IGREJAS

Algumas igrejas da cidade, como a de Nossa Senhora Aparecida, na Ilha dos Araújos; a Santa Rosa de Lima, no bairro Morada do Vale; a de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Lourdes, e a Catedral de Santo Antônio, no Centro, já estão com os presépios montados, os quais retratam o estábulo em Belém e as cenas que se seguiram ao nascimento de Jesus.

De acordo com o padre Gilberto Faustino Braz, da Igreja Santa Rosa de Lima, no bairro Morada do Vale, a paróquia instalou um presépio do lado externo da igreja matriz, pois facilita a contemplação dos fiéis à representação do momento do nascimento do menino Deus. “É uma representação do que aconteceu, uma história bíblica do nascimento de Jesus Cristo. Muitas vezes colocam elementos que não têm muito a ver com a história real. Quem deu início a isso foi São Francisco de Assis, que transformou os presépios em um ato popular.” O presépio pode ser visitado até o dia 6 de janeiro, no Dia dos Reis Magos.









COMENTE ESTA NOTÍCIA


COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA






NOTÍCIAS RELACIONADAS