Central do Assinante







PUBLICIDADE


AS MAIS LIDAS
Página Inicial:: >> Notícias de Valadares e Região >> Notícias >>
segunda-feira, 18 de julho de 2016

Concurso da Cooperativa bate recordes

FOTO: Divulgação
A vaca “Bulgária JF”, do pecuarista Marcus Figueiredo, foi a grande campeã na categoria acima de 50 kg, com produção média de 67,356 kg/dia e produção total de 202,067 kg
GOVERNADOR VALADARES -
A participação da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce na 47ª Exposição Agropecuária de Governador Valadares comprovou que o sucesso de um evento depende muito de quem o realiza. O 39º Concurso Leiteiro, por exemplo, foi a coroação de 39 anos de empenho e dedicação dos cooperados. O concurso foi realizado no último domingo, no Galpão Leiteiro da Cooperativa montado dentro do Parque de Exposições.

A vaca “Bulgária JF”, do pecuarista Marcus Figueiredo (Fazenda Ygarapés), foi a grande campeã na categoria acima de 50 kg, com produção média de 67,356 kg/dia e produção total de 202,067 kg. Ao todo, participaram 16 cooperados, com  24 animais. A disputa aconteceu em cinco categorias distintas: até 49,999 kg; acima de 50 kg; novilha de produção livre, com premiação única; gordura, também com premiação única; e cria da fazenda, que premiou a maior produção. As pesagens eram feitas após cada ordenha, na presença dos participantes cooperados e membros das comissões organizadora e fiscalizadora. O concurso incentiva produtores de leite da região a investirem no melhoramento genético e na nutrição animal. Segundo o presidente da Cooperativa, Guilherme Olinto, o Concurso Leiteiro deste ano superou as expectativas. “Mais uma vez o Concurso Leiteiro da Cooperativa foi um sucesso. Em 39 anos, o concurso vem revelando um trabalho brilhante dos cooperados e demonstrando tanto o volume quanto a qualidade do leite produzido na região. A concorrência foi grande nos três dias, e isso é bastante positivo. E para o próximo ano o Concurso Leiteiro promete, afinal, iremos completar 40 anos.”

Para se ter uma ideia da produção durante os três dias de concurso, as vacas e novilhas que participam chegaram a produzir mais de 62 kg de leite por dia. O pecuarista e criador das raças guzerá e guzolando Marcos Figueiredo, conhecido como Mica, comemorou o título inédito na categoria acima de 50 kg.  “A ‘Bulgária’ atingiu a marca de 71,698 kg em seu melhor dia no torneio. Uma legítima guzolanda F1 que superou todas as outras raças, cruzamentos e graus de sangue tradicionais no leite na região”, comemora.

Confira os demais resultados

Na categoria acima de 50 kg do Concurso Leiteiro da Cooperativa, a campeã reservada foi a vaca “Tasinha”, do vice-presidente da Cooperativa, João Marques. A vaca teve a produção total de 193,316 kg. Em terceiro, “Guaxupé”, do produtor Ademir Netto, que produziu 190,040 kg. Na categoria até 50 kg , a grande campeã foi a vaca “Normalista”, de propriedade do produtor e cooperado Geraldo Birro, cuja produção total foi de 149,630 kg de leite. A reservada campeã foi a vaca “Carolina”, dona da produção total de 149,577 kg. A vaca pertence a Wilson Figueiredo. Já o terceiro lugar foi da vaca “Floresta”, da produtora e cooperada Marilza Bacelar. Sua produção total foi de 149,163 kg. Na categoria Novilha, a campeã foi a vaca “Dakota”, do produtor Ademir Netto, com produção total de 149,073 kg de leite. A reservada campeã foi a “Linda do G”, vaca que pertence ao presidente da Cooperativa, Guilherme Olinto, a qual teve produção total de 115,788 kg. A vaca “Bailarina” ficou na terceira posição, ao produzir 114,729 kg. O proprietário é o cooperado Rubens Balieiro.








COMENTE ESTA NOTÍCIA


COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA






NOTÍCIAS RELACIONADAS