Central do Assinante







PUBLICIDADE


AS MAIS LIDAS
Página Inicial:: >> Notícias de Valadares e Região >> Notícias >>
sexta-feira, 13 de abril de 2012

Impasse entre prefeitura e feirantes é solucionado

Prefeitura chega a acordo com feirantes do Vila Isa e do São Raimundo. Feira passará a utilizar parte da rua, com apoio do Departamento de Trânsito Municipal
FOTO: Jack Zalcman
O SECRETÁRIO municipal de Saúde, Renato Fraga, destacou que será construído uma Unidade Básica de Saúde no local onde a feira é realizada no Vila Isa
GOVERNADOR VALADARES -
 No sábado passado, dia 7, o DIÁRIO DO RIO DOCE publicou reportagem relatando a situação dos feirantes que realizam, semanalmente, uma feira em uma área na esquina da rua da Mica com a avenida Um, na divisa dos bairros Vila Isa e São Raimundo. Os feirantes reclamavam de uma construção realizada no local pela prefeitura, a qual, segundo eles, os prejudicaria, uma vez que não haviam sido informados de como e onde realizariam a tradicional feira de sábado. Para a feira do dia 7, os feirantes arrancaram as estacas fincadas pela construtora e realizaram a feira na área de sempre — área de 2000m² pertencente ao município.

Por causa do recesso da Semana Santa, ninguém na prefeitura pôde falar sobre o assunto. Em nota, a prefeitura havia informado que a obra se tratava da construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que atenderia a toda aquela região. Nesta semana, porém, o Secretário Municipal de Saúde, Renato Fraga Valentim, deu mais informações.

De acordo com o secretário, a construção da UBS é a resposta a uma necessidade antiga daquela região. A nova unidade ocupará cerca de 500m² de um total de 2000m² da área. O valor total da obra é de R$ 430 mil — recursos do governo federal — e deverá ficar pronta em quatro meses. “A construção dessa UBS faz parte de programação de ampla reforma estrutural em toda a rede de saúde. Serão reformados 21 postos de saúde do município e serão construídos outros nove postos. Entre estes estão os dos bairros São Pedro, Esperança, no distrito de Nova Floresta (Paca) e o do São Raimundo/Vila Isa”, afirmou Renato Fraga.

Quanto ao posto de saúde que existe ao lado da área, Fraga disse que existe uma verba federal para reforma do posto e que no local funcionará um posto avançado da Vigilância de Saúde do município. “Inicialmente nós iríamos demolir a construção antiga e construir a nova lá. Mas como na região da Ibituruna não tem posto avançado da Vigilância de Saúde — combate a dengue, leishmaniose e Vigilância Sanitária — resolvemos construiu uma UBS nova e mais moderna, e depois reformar o posto antigo para implantar o posto avançado da vigilância de saúde.”

Quanto ao impasse com os feirantes, o secretário informou que a prefeita Elisa Costa, ao tomar conhecimento das reclamações, no sábado, determinou que a feira continue a funcionar no mesmo local, mas dividida entre a área restante e a rua. Segundo Fraga, é costume a realização das feiras em ruas. “Até em Nova York a feira é na rua, estive lá o ano passado e fui a uma feira que funciona na rua”, disse. Fraga garantiu ainda que as providências quanto à segurança de pedestres e veículos no local serão tomadas pelo Departamento de Trânsito da cidade.

A equipe de reportagem entrou em contato com Manoel de Souza, um dos representantes dos feirantes. Segundo ele, na última segunda-feira, dia 9, a prefeita recebeu uma comissão dos feirantes para resolver o problema. Na conversa ficou resolvido que a feira voltará a ser realizada na rua, ao lado da atual área. De acordo com Souza, a solução agradou aos feirantes, pois a feira continua no mesmo local, só que agora na rua. “A prefeitura se comprometeu a mudar nosso ponto de água e energia para que possamos continuar a usar. Ficamos contentes com a solução. Todos saíram ganhando, já que continuamos com a feira, e teremos um posto de saúde novo.”

Assim, a feira ocupará neste sábado a avenida Luiz Gonçalves Lessa, também conhecida como avenida Um, entre a esquina da rua Oito e a rua da Mica. “Durante a realização das duas primeiras feiras na rua, dois guardas municipais vão ficar no local com placas dando orientações sobre a mudança no trânsito para os motoristas”, finalizou Manoel.








COMENTE ESTA NOTÍCIA


COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA






NOTÍCIAS RELACIONADAS