Central do Assinante







PUBLICIDADE


AS MAIS LIDAS
Página Inicial:: >> Notícias de Valadares e Região >> Notícias >>
sábado, 22 de março de 2014

Pitágoras amplia a oferta de cursos em Valadares

Além de cursos de graduação, faculdade oferece pós-graduação e cursos de capacitação como diferencial para currículo de estudantes
FOTO: Antônio Cota
ANA ANGÉLICA e Rina Rodrigues destacam que, além de uma boa graduação, o profissional deve acrescentar um diferencial em seu currículo
GOVERNADOR VALADARES -

O mercado de trabalho, a cada dia, tem se tornado mais exigente. Os profissionais se vêm a todo momento solicitados a buscar, continuamente, um diferencial em suas formações, uma especialização.

Atenta a essa necessidade crescente, a Faculdade Pitágoras, há dois anos e meio em Governador Valadares, oferece cinco cursos de graduação: Administração e Ciências Contábeis, na área de gestão; Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Ambiental e Sanitária, os três na área de exatas. Para o segundo semestre deste ano a faculdade oferecerá ainda Engenharia Civil e Engenharia Elétrica.

Além das graduações, seis cursos de pós-graduação também são disponibilizados pela instituição: Gestão de Projetos; Gestão de Pessoas; Marketing e Vendas; Farmacologia Clínica; Engenharia Mecânica; e Engenharia de Segurança do Trabalho.

O DIÁRIO DO RIO DOCE conversou com a coordenadora do Centro de Pós-Graduação, Extensão e Idiomas da Faculdade Pitágoras em Valadares, professora Ana Angélica Gonçalves Leão Coelho, que falou da importância e necessidade de, além de uma boa graduação, o profissional acrescentar um diferencial em seu currículo, com uma pós-graduação de qualidade que o qualifique ainda mais para o mercado de trabalho.

Ana Angélica e Rina Rodrigues da Silva, supervisora do Centro de Pós-Graduação, Extensão e Idiomas da faculdade, ressaltaram ainda o Centro de Idiomas, onde a instituição disponibiliza, a um preço acessível, o ensino de capacitação em inglês, espanhol e outras línguas.

DRD — Qual o papel desempenhado pelo Pitágoras em Valadares? 

ANA ANGÉLICA — Governador Valadares a cada dia firma mais a intenção de se configurar como um polo educacional. O Pitágoras já está como uma força grande nesse sentido e vai somar com esse grande móvel da economia local, que é a educação, juntando-se às instituições que já existem. A Faculdade Pitágoras começou na cidade em 2011, portanto, possui dois anos e meio de pleno funcionamento e já alcança a casa dos 3 mil alunos na graduação. Temos também alunos que já concluíram a pós-graduação conosco. Em 2013 formaram-se quatro turmas: Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria; Gestão de Pessoas; Gestão de Negócios; e Gestão de Projetos. É público e notório que esse sucesso que o Pitágoras está alcançando e o seu pleno estabelecimento como faculdade, na oferta de cursos de graduação, também se estenderão para a pós-graduação, o Centro de Idiomas e outros produtos que a faculdade ainda oferecerá para Valadares. Acreditamos nisso, e é com esse propósito que assumimos a coordenação do Centro de Pós-Graduação, Extensão e Idiomas, para que junto com nossos gestores, com a direção local da Faculdade Pitágoras, possamos potencializar essa oferta da pós-graduação. Hoje estamos ofertando seis cursos: Gestão de Projetos; Gestão de Pessoas; Marketing e Vendas; Farmacologia Clínica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Segurança do Trabalho. É importante destacar que tanto a graduação como a pós-graduação contam com um corpo docente altamente qualificado, tanto em titulação quanto em experiência de mercado. Isso tem sido um dos grandes diferenciais da faculdade. Nossos alunos realmente saem capacitados. O mercado tem se tornado cada vez mais seletivo e competitivo. Então, a responsabilidade da Faculdade Pitágoras é de formar realmente um profissional com um diferencial para atuar fortemente e de modo diferenciado no mercado profissional.

DRD — Até pouco tempo a necessidade maior era ter a graduação, e hoje a pós-graduação já passa a ser uma exigência básica.

ANA ANGÉLICA — Costumo dizer aos meus alunos que a graduação funciona como um rito de passagem. As políticas públicas ampliaram muito o acesso à graduação, mas já está sendo pouco. Há que se estimular muito nossos alunos para uma formação continuada, para buscar uma qualificação que realmente os diferencie no exercício profissional. É uma necessidade na nossa vida profissional, e aí fazemos aqui um foco na pós-graduação. É a educação continuada, é o estudar sempre. Não há limites para o conhecimento.

DRD — Entre os diferenciais possíveis estão os cursos das áreas de gestão, certo?

ANA ANGÉLICA — Gestão é a palavra de ordem e também um gargalo nas organizações. É muito ruim quando a gente ouve, com uma certa frequência, que vivemos hoje uma explosão de desenvolvimento, mas, em contrapartida, uma dificuldade enorme com a falta de uma mão de obra qualificada. Isso aumenta a nossa responsabilidade com essa formação qualificada. A Faculdade Pitágoras faz uma aproximação com o segmento empresarial em busca das demandas das empresas por qualificação. Nesse sentido nós reunimos grandes competências em uma condição estrutural que dá condição para atender a essa demanda das empresas. Essa aproximação com o mercado é um princípio da faculdade para que possamos ir ao encontro das necessidades desse mercado.

DRD — Vocês têm ainda um centro de idiomas onde é ensinado o inglês. Como funciona? 

RINA RODRIGUES — Além do inglês, temos o espanhol e outras línguas que podem ser oferecidas conforme a demanda. Nosso modelo é adotado nacionalmente em todas nossas unidades. O curso é bastante acessível. Tem a duração de quatro anos e meio, é dividido em semestres e possui quatro níveis: básico, pré-intermediário, intermediário e o avançado. A mensalidade atualmente é de R$ 84,90. O curso é de capacitação, e o aluno vai aprender um novo idioma, terá a fluência na língua aprendida. Caso a pessoa queira se tornar professor, ensinar a língua como profissão, terá que estudar um pouco mais, fazendo o nível Plus, que tem duração de mais um ano e meio. Depois poderá fazer a prova de certificação internacional, pois já terá toda a base necessária para a aprovação. Nosso curso, em Valadares, ainda é novo. Nossa turma está com dois anos e meio, mas em nossa unidade de Cuiabá [MT], de uma turma de 18 alunos que prestaram o exame de certificação internacional, 16 foram aprovados. Isso demonstra a qualidade do nosso método e o comprometimento do Pitágoras para com o ensino e o sucesso de nossos alunos. Nosso material é direcionado ao público adulto, então, o limite de idade para início é de 13 anos, pois o aluno já tem capacidade para acompanhar o material. Todo semestre tem abertura de novas turmas, com início das matrículas em janeiro e julho.

ANA ANGÉLICA — É importante frisar a qualidade do corpo docente. A experiência dos nossos professores faz a diferença na formação dos alunos. Isso é uma premissa e uma exigência da Faculdade Pitágoras, e isso tem feito a diferença.









COMENTE ESTA NOTÍCIA


COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA






NOTÍCIAS RELACIONADAS