Central do Assinante







PUBLICIDADE



AS MAIS LIDAS
Página Inicial:: >> Notícias do Esporte >> Notícias >>
sábado, 24 de setembro de 2016

O céu é o limite

Após o tricampeonato Brasileiro de Parapente, Moisés Sodré vai dar curso
FOTO: Divulgação
O VALADARENSE foi o vencedor do Campeonato Brasileiro de Parapente, disputado entre os dias 3 e 10 de setembro em Araxá, no Triângulo Mineiro
GOVERNADOR VALADARES -

Após a conquista do Campeonato Brasileiro de Parapente e da quebra de recorde de distância, Moisés Sodré, o Moca, vai ministrar um curso de voo cross country em Valadares. As aulas começam nesta segunda feira, das 19h às 22h, e mais duas de monitoramento, nos próximos sábado e domingo. Haverá ainda aulas práticas e uma aula extra a combinar, para dobragens do paraquedas reserva.

 

O valadarense foi o vencedor do Campeonato Brasileiro de Parapente, disputado entre os dias 3 e 10 de setembro em Araxá, no Triângulo Mineiro. Além disso, o piloto bateu o recorde de distância: 211 km, saindo de Valadares até Canaã, na Zona da Mata mineira, em 6h10min de voo. O título de Sodré chamou a atenção de pilotos de Valadares e região para o curso. O resultado não foi outro. Todas as vagas já foram preenchidas em menos de uma semana.

No parapente, o cross country é a modalidade mais popular. O objetivo é voar uma determinada distância e realizar um percurso delineado no menor espaço de tempo possível. Por norma, nos campeonatos de cross country existe uma comissão técnica que define uma prova com dois ou mais pontos que têm que ser percorridos pelos pilotos. Nas provas, cada piloto utiliza um GPS para seguir a rota definida pela comissão técnica, e o vencedor é o piloto que chegar primeiro ao final da competição.

 

Segundo Sodré, a participação dos alunos da cidade será importante para formar novos pilotos. “É sempre bom ver que temos muitos pilotos que se interessam não somente em fazer longos voos, mas também se preocupam com a segurança. O conceito que o curso vai implantar é de pilotos bem preparados, preocupados com a questão da segurança em voo, pilotos aptos a reconhecer as mais variadas condições e situações que o voo nos apresenta. Teremos alunos de Teixeira de Freitas (BA), Rio de Janeiro (RJ), Raul Soares (MG) e Valadares. Bom saber que muitos estão nessa busca por um voo melhor, mais longo e mais seguro a cada dia”, disse.

 

O cross country também pode ser praticado como forma de lazer. Contudo, é aconselhável que se faça acompanhado por um piloto profissional, evitando a frustração de um desenvolvimento lento no início. Sodré diz que o curso vai focar mais no conhecimento de manobras de segurança. “Um bom voo começa com a segurança, o resto e consequência disso. Afinal, não há nada melhor do que ir para casa com um sorriso de satisfação estampado no rosto e a consciência tranquila em saber que você fez tudo certo”, diz.

 

Tricampeão brasileiro e outras três vezes vice, bicampeão mineiro, bicampeão valadarense e recordista de voo em distancia, Moca ainda disputa competições País afora, mas afirma querer dedicar seu tempo dando aulas. “Estou ansioso para começar as aulas. Após a reserva da Polícia Militar, tenho mais tempo para me dedicar às aulas. Já tenho pilotos procurando vagas na próxima turma”, disse.

 

As aulas teóricas do curso serão realizados na rua Professor José de Carvalho, 885, ap. 301, no bairro São Pedro. As duas aulas práticas serão no pico da Ibituruna. Caso os alunos tenham dúvidas, Moca aconselha-os a mandarem antes suas perguntas. “Antes de começarmos, vou responder a algumas perguntas, para conhecer a quais assuntos daremos mais ênfase durante o aprendizado em nosso curso. As perguntas podem ser enviadas para o e-mail sgt.sodre@hotmail.com. As respostas ficarão em sigilo absoluto, para analisar o perfil de cada um.” 









COMENTE ESTA NOTÍCIA


COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA






NOTÍCIAS RELACIONADAS