Museu de Valadares é reaberto para visitações

O Museu de Governador Valadares faz parte do guia turístico da cidade. Neste mês, o local reabre suas portas para visitantes e escolas. Em meados de agosto o imóvel passou por uma reforma, e já havia sido reaberto, apenas para visitas individuais, em função de ainda estar em obras. Em setembro o prédio passou por melhorias, no espaço e na estrutura, e está liberado para visitas em grupos.

De acordo com o gerente do Museu, Josmar Coelho, depois da reforma o acervo recebeu novos objetos. “O local já estava precisando de uma boa reforma. A gente estava com problema sério com goteiras. Foi feita pintura, reforma do telhado e outras intervenções, para proteger o acervo. Isso trouxe mais segurança para nossos visitantes. Conseguimos novas obras do artista plástico valadarense Marcelino Ribeiro, que já faleceu; nós temos também duas esculturas de madeira que estão fazendo parte do acervo. Outra novidade é a identificação dos objetos, o que facilita para os visitantes”, disse.

Há mais de 35 anos Museu remonta a história da cidade

O  Museu de Valadares foi fundado em 30 de janeiro de 1983, sob a administração do então prefeito José Fernandes. Ele já teve diferentes endereços na cidade. No local se encontra de tudo um pouco sobre a história da cidade: documentos, quadros, fotografias, moedas, selos, artesanato indígena da aldeia Krenak, peças diversas em cerâmica, objetos litúrgicos, recortes de jornais, como o primeiro exemplar do Diário do Rio Doce de 1950, além de aparelhos, como TVs e rádios, máquinas de datilografia, instrumentos cirúrgicos e profissionais, dentre outras antiguidades.

O Museu de Valadares fica na rua Prudente de Morais, 711, no Centro. Para visitas de escolas e grupos é necessário agendamento prévio pelo telefone: 3281.8560. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM