Ministro da Educação reconduz ao cargo reitor do IFMG

O valadarense Kléber Glória foi reimpossado reitor do IFMG para o seu segundo mandato

Em solenidade na sede do Ministério da Educação, em Brasília, o ministro Abraham Weintraub reconduziu ao cargo, na tarde de segunda-feira, 23, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), o valadarense Kléber Gonçalves Glória. Na cerimônia, também foi empossado o reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Jacques Antônio de Miranda. Os atos contaram com a presença do secretário de Educação Superior, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, e da secretária substituta de Educação Profissional e Tecnológica, Marilza Machado Gomes Regattieri.

A posse do professor Kléber Glória para o seu segundo mandato ocorre cinco dias após sua nomeação no Diário Oficial da União, publicada em 19 de setembro, por meio de decreto do presidente da República, Jair Bolsonaro. “É importante para mim, além dessa questão de estar sendo reconduzido para o segundo mandato, afirmar a minha satisfação de fazer parte da Rede Federal. Por incrível que pareça, tenho exatamente um terço de tempo junto ao Instituto Federal de Minas Gerais, um terço do tempo de criação da Rede Federal. Estou há 37 anos nessa instituição, primeiro como estudante em São João Evangelista, posteriormente como técnico administrativo e depois como docente”, declarou o reitor, fazendo menção ao aniversário de 110 anos de criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, completados neste 23 de setembro.

Discurso

Em seu discurso, Kléber agradeceu o apoio de todos que o ajudaram a ser reconduzido ao cargo de reitor do IFMG e enfatizou a importância das políticas educacionais para interiorização dos Institutos Federais. “Sou muito grato de ter a honra de estar à frente dessa instituição. Esse momento é de muita importância pessoal, de muito agradecimento, de ver a importância da Rede Federal, que tem um papel diferenciado na questão da inclusão social. Está presente nos mais diversos rincões do nosso país. Estudei em uma cidade de 15 mil habitantes e temos diversas instituições da Rede em regiões assim. Ela tem propiciado a mudança de vida de muitas pessoas. E é com essa expectativa, acreditando no sucesso da Rede, que eu postulei novamente a candidatura ao cargo de reitor. Tendo tido essa experiência por quatro anos, mais a experiência como diretor de campus, sei da importância da participação da comunidade acadêmica em nossas ações, no nosso trabalho. Tenho fé de que poderei contar novamente com a comunidade acadêmica”, afirmou.

O reitor também aproveitou o momento para destacar que é preciso dar continuidade a políticas para democratizar o acesso ao ensino público de qualidade. “Gostaria de registrar a importante atuação do Ministério da Educação à frente de políticas públicas que possam efetivamente contribuir para que possamos ampliar cada vez mais a oferta de educação de qualidade em nosso país. É essa a esperança que eu tenho e é esse o sinal que espero ter nos próximos quatro anos”, finalizou.

Trajetória

Natural de Governador Valadares, Kléber é servidor público desde 1984. Técnico em Agropecuária e graduado em Letras, é mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade e doutor em Gestão Pública pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal. Já atuou como diretor de Administração e Planejamento e também diretor de Ensino. Foi diretor-geral da então Escola Agrotécnica de São João Evangelista (que passou a campus em 2008) por dois mandatos, de 2003 a 2011. Em junho de 2015, foi eleito para o primeiro mandato como reitor. Reeleito em junho deste ano, foi nomeado para mais um mandato de quatro anos à frente da Reitoria do IFMG.

 

110 anos da Rede Federal

Na segunda-feira, 23 de setembro de 2019, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica celebra 110 anos de uma trajetória marcada pela evolução e pelo atendimento das necessidades contemporâneas. Esse percurso começou em 1909, com a criação das primeiras Escolas de Aprendizes Artífices, uma em cada unidade da federação constituída à época. De lá para cá, ocorreram diversas etapas de reordenamento e, hoje, são 647 escolas em 651 municípios, mais de um milhão de matrículas e cerca de 80 mil servidores (professores e técnicos administrativos). O IFMG, que possui 18 campi em quatro regiões de Minas Gerais, é parte integrante dessa rede centenária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM