Meia Década

0
971
FOTO:Divulgação

Caro leitor, entramos no mês de maio com uma grande alegria. Em primeiro lugar: a Coluna Adolescer Bem está fazendo aniversário – cinco anos. É de se comemorar a longevidade da nossa coluna! Até porque não existem muitas colunas sobre adolescência, nos jornais, país afora… Na maioria dos grandes diários, os adolescentes engrossam as páginas policiais, associando essa faixa etária ao desacordo com a lei. Então, uma coluna discutindo os principais problemas de nossos adolescentes é muito importante, porque ajuda a reverter essa péssima imagem que a imprensa cultiva. Afinal, sabemos que a tendência do ser humano é temer o que desconhece…

Nesses cinco anos discutimos, em mais de 100 colunas, uma infinidade de temas: masturbação (feminina e masculina), menstruação, drogas, abuso sexual, violência, internet, suicídio, depressão, sono, educação, distúrbios alimentares, gravidez precoce, câncer, tatuagens e piercings, bullying, ISTs, machismo, deficiência intelectual, academias, meninos que se cortam, namoro, vigorexia, pornografia, orientação sexual, ginecomastia, vacinas… Ufa! E você pode acreditar, caro leitor… ainda tem muito assunto pra ser abordado.

Como responsável pela coluna, peregrinei por várias escolas e faculdades da cidade (públicas e privadas). E, no próximo dia 11, estarei na Casa Unimed, fazendo parte de uma mesa redonda “Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e suas interfaces”.

O segundo motivo para comemorar é que chegamos ao mês do Congresso Brasileiro de Adolescência, este evento multidisciplinar democrático, sempre tão rico em experiências. O congresso, neste ano, será em São Paulo, capital cultural do país. A cidade, por si só, já anima e nos faz sentir o sucesso do evento por antecipação.

Caro leitor, estou particularmente animado com o congresso… É que vamos ter, nesta edição, uma experiência totalmente inovadora: O estande “A poesia pede passagem”. Nesse estande vamos comemorar a espontaneidade dos congressistas, que podem pegar o microfone e recitar ou ler suas poesias preferidas; podem escrever poesias no painel ou levar suas produções literárias para serem conhecidas pelos colegas. O meu novo livro “Pediatria e poesia… Quem diria?” vai marcar presença no estande!

Além do mais, o congresso vai repetir a exitosa experiência do Fórum sobre a Adolescência, onde vários seguimentos, inclusive os adolescentes, estarão presentes. Vão ser discutidos dois assuntos importantes para a juventude: uso e abuso de drogas e o mundo digital.

Para coroar, dia 24 de maio, a Sociedade Brasileira de Pediatria vai lançar o livro “Manual da Adolescência”, dentro do congresso. O livro é coordenado pelas professoras Alda Elizabeth Boehler Iglesias Azevedo e Lígia de Fátima Nóbrega Reato (do Departamento de Adolescência da SBP). Este colunista está entre os colaboradores do livro.

Vamos ao mês de maio com animação e expectativa!

Esta coluna é quinzenal. Se você quiser tirar dúvidas ou sugerir temas, utilize o e-mail adolescenteconfidente@gmail.com.

Coluna Adolescer Bem | Autor: Darlan Corrêa Dias