Medidas de segurança para a linha de ônibus do Pico da Ibituruna

0
389
A abertura de linha especial para o pico da Ibituruna tem promovido o turismo e facilitado a vida dos pilotos de vôo livre que frequentam o local diariamente. FOTO; Divulgação.

Considerando o grande fluxo de pessoas e turistas que passaram a visitar o Pico da Ibituruna a partir da criação da linha especial de ônibus (que em 1 ano de funcionamento levou mais de 30 mil pessoas ao Pico), a vereadora Iracy de Matos (Solidariedade) encaminhou ofício à Secretaria Municipal de Obras e ao Conselho Municipal de Trânsito questionando acerca da implementação e manutenção de medidas de segurança para os usuários da linha especial de ônibus do Pico da Ibituruna.

As respostas foram enviadas à vereadora pelo gerente de Transporte Público e pelo diretor de Departamento de Transporte, Trânsito e Sistema Viário. Confira:

Qual a periodicidade de vistoria dos ônibus que fazem a Linha Especial Ibituruna?

A vistoria nos ônibus que fazem a Linha Especial Ibituruna é feita semanalmente.

Qual a previsão de adoção de cinto de segurança nos ônibus da linha?

Conforme o CTB estabelece em seu artigo 105, veículos destinados ao transporte de passageiros em percursos em que seja permitido viajar em pé, o cinto de segurança não é obrigatório:

(…)Art. 105. São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN: I – Cinto de segurança conforme regulamentação específica do CONTRAN, com exceção dos veículos destinados ao transporte de passageiros em percursos em que seja permitido viajar em pé(…)

Qual a previsão de ampliação do número de ônibus para atender a referida linha, de modo a evitar que passageiros viagem de “pé”?

O veículo utilizado nesta Linha Especial é próprio para transportar passageiros tanto sentados quanto em pé, não existindo qualquer irregularidade na sua realização, uma vez que os ônibus estão adequados ao transporte de determinado número de passageiros em pé. A empresa fabricante do veículo, CAIO INDUSCAR – Indústria e Comércio de Carroceria Ltda., informa que o veículo tem capacidade para transportar 36 passageiros sentados e 28 em pé, sendo que seu chassi tem capacidade de transportar até 15.000 kg. Sendo assim, não há demanda que justifique ampliação no número de ônibus para atender à referida linha.