Matrículas dos calouros dos cursos técnicos terminam hoje

0
325
O prazo para garantir a confirmação da matrícula termina hoje e quem deixou para última hora deve se apressar para não perder a oportunidade de estudar numa escola federal totalmente gratuita. FOTO: Divulgação.

Os 160 alunos aprovados no Vestibular IFMG 2019 para os cursos técnicos integrados e subsequentes movimentam o campus desde o último dia 17. O atendimento é feito no auditório, das 8h30 às 17h30, onde os aprovados devem fazer a entrega dos documentos relacionados no edital do concurso de seleção.

De Dom Cavati, cidade a 60 km de Governador Valadares, chegam animados os irmãos Victor e Victória dos Santos Malaquias, calouros, respectivamente, dos cursos técnicos Integrado em Edificações (TED) e Meio Ambiente (TMA). Os pais, Aline Cruz Malaquias e Márcio Maximiano Malaquias, eram só sorrisos, graças à aprovação dos filhos em uma instituição federal.

Questionados sobre o porquê da mudança de escola dos filhos, de pronto Márcio respondeu: “Pela qualidade, né?”. A mãe destacou o leque de oportunidades que a formação no instituto poderá proporcionar aos filhos no futuro. “A formação aqui vai ajudá-los a ingressar numa boa faculdade pública, o que é muito bom, pois não teríamos condições de pagar uma particular. É um privilégio eles ingressarem aqui”.

A efetivação da matrícula no IFMG-GV aconteceu no dia do aniversário de Victor, o que, segundo ele, “foi um presentão”. O estudante já havia ingressado no ensino médio em sua cidade e terá de repetir o 1º ano, situação que para ele não será problema. “Isso é tranquilo, sem dúvida! É uma oportunidade totalmente diferente. Não me arrependo nada, pois aqui vou sair [para o mercado de trabalho] muito mais bem preparado. Minha expectativa é muito boa. Vou me dedicar bastante aos estudos pra conseguir ter uma boa carreira profissional daqui pra frente”.

Mudar de cidade para estudar e viver longe da família é um desafio que está por vir, mas que não preocupa Victória. “Não será fácil, porque nossa família é muito unida, mas estou confiante que vai dar tudo certo. Daqui em diante é focar nos estudos para construir boas oportunidades e, no futuro, conseguir entrar numa boa universidade”, vislumbra a jovem.

Em busca de oportunidades

No último dia 17 foi dia de os aprovados no curso técnico subsequente em Segurança do Trabalho garantirem sua vaga. Jean Lúcio Pires, de 20 anos, trabalha como entregador em uma empresa de marmitas da cidade. Ele conta que sempre teve o sonho de estudar no IFMG, “por ser uma instituição organizada e que sempre busca oferecer o melhor aos alunos”.

Assim que terminou o ensino médio, ficou um ano sem estudar e no outro participou de um cursinho comunitário preparatório para o Enem, conhecimento que o ajudou a passar na prova do Vestibular 2019 do IFMG. “Eu acho que hoje em dia é bom ter um curso técnico. E eu gostei e me vi na área de segurança do trabalho. Acho que vai melhorar minhas condições de emprego e remuneração. Sei que sair do trabalho e ainda ter de encarar a sala de aula vai ser puxado, mas é um esforço que lá na frente vai valer a pena”.

Cursos superiores

Os candidatos aprovados nos cursos superiores (Sisu e Processo Seletivo IFMG) deverão efetivar a matrícula entre os dias 30 e 31 de janeiro, 1 e 4 de fevereiro, das 8h30 às 17h30. Apesar de 30/01 (quarta) ser feriado municipal, haverá atendimento normal para as matrículas.

FOTO: Divulgação

O prazo para garantir a confirmação da matrícula termina hoje e quem deixou para última hora deve se apressar para não perder a oportunidade de estudar numa escola federal totalmente gratuita