Mais de 6 mil microempreendedores individuais produzem chocolate artesanal no país

0
263
FOTO:Divulgação.

Outro setor que vem crescendo neste período é o de produção de ovos artesanais. Pensando em ajudar a aumentar as vendas, o Sebrae Minas lista 10 dicas que podem fazer a diferença para quem quer faturar mais na páscoa. No Brasil, 6,5 mil microempreendedores individuais (MEI), que faturam até R$ 81 mil por ano, trabalham na fabricação de derivados do cacau e chocolate. Em Minas Gerais, são quase 800 pessoas que investem neste segmento. E com a proximidade da páscoa, o chocolate caseiro e artesanal vem ganhando cada vez mais a preferência dos consumidores, pela originalidade, preço e personalização. Para quem quer aproveitar o período para faturar mais, é bom ficar atento às 10 dicas do Sebrae Minas.

  1. Personalize. Ideias como monte seu ovo ou escolha a receita podem conquistar vários clientes.
  2. Inove sempre. Invista em embalagens e adereços que chamem a atenção. Quanto mais criatividade, maiores as chances de vendas.
  3. Use ingredientes de qualidade. A qualidade e o bom atendimento fazem com que o cliente volte no Dia dos Namorados, Dia das Mães e muitas outras datas.
  4. Planeje suas compras. Crie metas de compras e de vendas em comparação com o ano anterior. Se não for possível, faça estimativas.
  5. Invista em nichos de mercado. Faça produtos diferenciados direcionados para crianças, fitness, diet ou para quem tem intolerância a lactose.
  6. Não esqueça de colocar na ponta do lápis todos os gastos que teve, incluindo energia elétrica, gás, transporte, embalagem e sua mão de obra. Assim, você consegue precificar corretamente o seu produto. E se tiver dúvidas, use a consultoria gratuita de finanças do Sebrae via telefone (0800 570 0800) ou chat (www.sebrae.com.br/minasgerais).
  7. Divulgue o quanto antes. Aproveite as mídias sociais para mostrar seus produtos e se relacionar com seus clientes.
  8. Escolha os meios de contato que vai disponibilizar para as vendas e esteja atento a eles. Não adianta divulgar o whatsapp, por exemplo, e não responder às mensagens. Lembre-se de que, quanto mais fácil o contato, maiores serão as chances de fazer negócio.
  9. Ofereça combos promocionais. A estratégia faz com que o consumidor volte os olhos para uma oferta que abrange vários produtos.
  10. Contabilize suas vendas para que no próximo ano você possa estipular metas e novos desafios.

Números de MEI

Fabricantes de produtos derivados do cacau e de chocolates até 23 de março deste ano: no Brasil já são 6.506 formalizados e em Minas Gerais, 792 formalizados.