Leonardo Monteiro realiza audiência para discutir “fake news” em eleições

Leonardo Monteiro defende a busca por soluções legais que impeçam os abusos e ilegalidades

O deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG) realiza hoje em Brasília uma audiência pública para discutir a influência de notícias falsas, as “fake news”, no debate político durante campanhas eleitorais. Monteiro propôs a audiência à Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara, da qual é presidente.

O deputado acredita que a disseminação de notícias falsas influenciou negativamente o voto de muitos eleitores em 2018, e teme que isso aconteça novamente nas eleições municipais do próximo ano. “A Comissão de Legislação Participativa, a qual presido, fará um importante debate sobre ‘fake news’. O uso de notícias falsas é um fenômeno atual, das redes de comunicação, que traz ameaças à nossa frágil democracia. Todo esse arsenal de ferramentas colocadas a serviço da comunicação e da liberdade de manifestação das pessoas é essencial para o fortalecimento do debate, mas vem sendo utilizado como objeto de manipulação de massas, dentro e fora dos períodos eleitorais”, declarou o deputado.

Conforme Monteiro, é preciso analisar o fenômeno das fake news, cada vez mais frequentes com a popularização das redes sociais e com os avanços das tecnologias de comunicação. Para o parlamentar, é necessário buscar soluções legais que impeçam os abusos e ilegalidades. “Por isso, esse debate é importante para propor mecanismos que acabem com a propagação de notícias falsas, que muitas vezes refletem o ódio e a intolerância que vivemos na política hoje”, complementou o parlamentar.

Entre os convidados para a audiência estão o doutor em Direito Felipe Machado e o doutor em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Coimbra e professor-adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rodolfo Viana. A audiência pública será às 15h30, e pode ser acompanhada on-line, no endereço eletrônico https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/1281.

por THIAGO FERREIRA COELHO