Júlio de Avelar | 25 de Agosto 2019

Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Valadares, Júlio Avelar, e a ex-vereadora Dilene Dileu, entregando Título de Cidadão Valadarense ao oftalmologista Paulo Petrucelli Carayon. Reportagem completa na terça
Sônia Terra passeando em Nova York

LÍDER E ARTICULADOR

José Altino Machado é filho de Valadares por excelência, e por tudo que ela gosta, briga, implica, exagera e impõe por amor a esta terra. Advogado, mas que gosta de ser chamado de aviador, e que tem o privilégio de ser simplesmente José Altino. Foi vereador, ainda novinho, de Valadares. Contestador, revolucionário para o bem, e suas opiniões são aceitas, devolvidas, ampliadas, porque escreve bem demais o danado. Grandão no seu jeito de ser, tolerante até onde cabe a paciência, nunca revoltante, mas da paz e da harmonia, quando o assunto é o futuro de Gov. Valadares. Cronista do nosso glorioso DRD há anos e anos e agradando gregos e troianos. Nosso homenageado de domingo e de todos os outros dias que virão.

CÂMARA E SICOOB

O Legislativo Municipal de Governador Valadares e o respeitável banco Sicoob agora são parceiros. Firmaram acordo que permitirá aos funcionários efetivos e vereadores abrirem contas, firmarem convênios com esta cooperativa que cresce a cada dia com sucesso e respeitabilidade e com ótimas taxas.

DE MUDA

Quem está voltando para Valadares antes do final de ano é o capitão Marisdhemar Elias. Vem para ficar; e para quem entende, um pingo é letra.

BOM DE LEI

Um jovem e brilhante advogado que entende de lei, seja ela qual for, é dr. Fábio Valério Gonçalves, que já atuou como procurador em algumas prefeituras da região e hoje é bem aproveitado pela Kia-HG.

DE VOLTA

A sempre dinâmica e competente em tudo que põe as mãos Mary Lanes, a nossa Meirinha, está de volta à cidade, depois de alguns tempos em seu belo apartamento em Guarapari. Vem não para ficar, mas pelo menos até final do ano continua a receber os amigos e políticos nas tardes para o seu tradicional “Café Político”. Bem-vinda, guerreira! Durante anos dirigiu e bem a Cisdoce em Valadares.

APAE SEGUNDA

Para comemorar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a APAE está convidando, nesta segunda-feira, às 7h30, para um café com convidados, e às 8h30, abertura oficial, com programação até 31 de agosto.

DAS ANTIGAS

A partir de hoje, pelo menos 2 ou 3 vezes por semana iremos publicar fotos das antigas, de gente ainda em atividades e que marcaram época no colunismo social e na cidade. Algumas fotos ainda e preto e branco e outras num colorido ainda iniciante. Com certeza, vão agradar!

86 ANOS DE DONA EROTILDES

Nesta sexta-feira passante, que completou 86 anos de vida, vida boa do jeito que ela gosta de levar, foi minha amiga dona Erotildes Valadares. Como eu dei trabalho a essa mulher! Nos anos 50 e 60 morávamos perto um do outro, na rua São Paulo. A única calçada que não era calçada de verdade era a dela, e para nós, os ‘moleques’ da rua, era a preferida para jogar “finquinhos” e biroscas, a conhecida bola de gude. Dona Erotildes não aguentava a gritaiada minha, do Eduardo, Etim, Carlos Magno Simões, Antônio Rabelo, saudoso Fernando Xavier e outros. Para nos espantar, ela jogava água na gente e contava das nossas artes às nossas mães, que, por sua vez, nos colocavam de castigo. Fora do castigo, para castigar dona Erotildes e seu esposo Manoel Valadares, a gente jogava o barro da calçada nas paredes da casa dela. Éramos um horror! Mulher evangélica de carteirinha a vida toda, mãe exemplar, esposa mais do que amiga. Uma grande mulher que não envelhece com os anos. Vida com saúde dona Erotildes! Gosto muito da senhora!

DE VISITA

Nesta sexta passante recebemos em nosso gabinete de presidente do Legislativo a presidente do Conselho Municipal de Educação, escritora, poeta e professora Maria das Mercês Meira Alvarenga e suas colegas, componentes do mesmo Conselho, as simpáticas Nilma Lúcia Torres e Maria das Graças Duarte Costa. Uma visita de cortesia.

BORBULHANTES…

  • Gente que a gente gosta e destaca neste domingo maior: Cândida e Aristides Lages, Adriano Felipe de Melo, dona Maria Cândida, Conceição Santos, Hilmara Fernandes, Creuza Coelho Nascimento, Maria Helena Leite Homaidan, Ronaldo Branco, Orfeu Brandão Perim e Rosana, Mário Jorge Coelho, entre outros.
  • Quem tomou chá de sumiço e faz falta entre nós é João Calhau Gouveia, que trocou a quente Valadares pelas montanhas de Ipanema de Minas. Também fazendo falta entre nós o guerreiro Mário Pinto de Oliveira, que dirigiu com precisão a Santher por anos e anos. Mora agora em BH.
  • De graça para quem passa no vestibular, a UFJF Campus de Valadares tem 10 cursos de graduação e tem hoje cerca de 3.003 estudantes de graduação com origem de 302 municípios do Brasil, sendo 216 de Minas Gerais.
  • Às vezes as pessoas não aproveitam as oportunidades que a vida lhes oferece e ficam agradando a Deus e ao diabo. Depois é bom não reclamar da falta de oportunidade, porque cansa esperar!
  • Domingo é dia de boas escolhas: pela manhã, Feirinha de Arte e Artesanato e comilança na praça dos Pioneiros, até as 12h. Ainda pela manhã, feirinha livre em torno do Mercado Municipal, com direito a tudo fresquinho da roça.
  • Para o almoço de domingos, a escolha é variada: receber amigos em casa, ir para a casa dos amigos ou aos bons restaurantes abertos hoje, como o Joá, Sabor Mineiro, Nando’s, Praça de Alimentação do GV Shopping, Churrascaria do Dorval, Galeto Frango Assado do Silvinho e tantos outros.
  • Nesta terça-feira, na nossa coluna, reportagem completa da sessão solene em homenagem a entrega do título de “Cidadão Valadarense” ao médico oftalmologista dr. Paulo Petrucelli Carayon.
  • Biometria: ou você renova seu título de eleitor ou não vota em 2020.
  • Senador Carlos Viana chega a Valadares dia 30. Várias audiências importantes.
  • Rua Duarte Coelho virando mão única para o trânsito fluir. A comunidade agradece.
  • Palmas para o eficiente diretor do Hospital Municipal, Valdivino Lima. Atencioso e prudente com todos. Meu elogiado de hoje.

FINAL DE COLUNA:

“Não receber uma mensagem também é uma mensagem. Não corra atrás de algo não correspondido” (JCTA).

Bom domingo e até terça.

Mande notícias para o meu WhatsApp, aqui você tem vez! Se ligue no Programa Júlio Avelar, ao vivo de segunda a sexta, na TV Rio Doce, canal 6.1, e canal 10 da TV a Cabo. WhatsApp 33 9.9989-9200. Instagram: @avelarjulio. Facebook: Júlio César Tebas de Avelar.