Júlio de Avelar | 04 de Julho 2019

634
Promotores de Justiça, na 3° Corrida do Fogo: da esquerda para direita, Leonardo Cabral, Mariana Lisboa, Major Luciano, Randal Bianchinni, Leonardo Maia e major Washington
A bela Bárbara Oliveira formando em enfermagem pela Univale

FECHANDO I

Depois de quase meio século e considerado na época um dos maiores magazines da cidade, uma majestosa loja na rua Marechal Floriano pode estar com seus dias contados. Ela já havia reduzido bastante seu espaço e funcionários. Agora, com a concorrência de vendas pela internet, não vê outra saída a não ser fechar. Já foi a predileta de todos.

FECHANDO II

Também na mesma rua Marechal Floriano deve fechar uma grande livraria evangélica. Por outro lado, onde era a tradicional Casa Gomes vai abrir uma churrascaria e restaurante. Menos mal.

EM OUTUBRO?

Uma raposa felpuda me contou que em outubro haverá eleições para a nova diretoria da Sociedade Recreativa Filadélfia. É, sem dúvida alguma, um dos maiores da região e com o maior número de associados, maior até que muitos habitantes de cidades vizinhas. Uma pena o estatuto não permitir mais a reeleição de Carlinhos Thébit, pela sexta vez. Mas o próximo tem que dar continuidade, com a dedicação que ele sempre teve e com amor.

EM AGOSTO

Fazendo um trabalho elogiadíssimo como atual comandante do Batalhão de Bombeiros Militar da região, o coronel Silvane Givisiez deve passar o comando no mês de outubro, em solenidade festiva e oficial. Aliás, sempre digo que o Corpo de Bombeiros no mundo todo é uma das instituições mais respeitadas, pelo trabalho e dedicação à vida humana. Silvane tem postura e seriedade na regional de Ipatinga e de Governador Valadares.

SEM CONFIRMAÇÃO: CONSTRUÇÃO DO FÓRUM

Boatos dão conta de que a construção do novo Fórum da Comarca de Gov. Valadares ainda pode dar panos pras mangas. Além de outras ‘coisas’ que se ouve, tem quem ainda quer forçar a construção ali mesmo onde ele está, ou seja, fazer um edifício tão bonito e majestoso como ficou o do Ministério Público. Vistoso. Como agora temos um valadarense nato no Tribunal de Justiça, o dr. Roberto Apolinário, quem sabe? Com a mexeção de dedos, tudo é possível!

UM GRANDE CIDADÃO

Ele foi corretor de imóveis por longos anos de sua vida. Foi nas mãos dele que comprei meu primeiro imóvel, em 1980, uma chácara em Era Nova que tenho até hoje. Depois, outras tantas dezenas de anos se formou em Direito pela Fadivale, dedicou-se ao Direito e veio a exercer a advocacia, criou família grande. Homem respeitado, querido e muito honesto no que sempre fez. Viúvo da encantadora Maria Cândida, uma das mulheres bonitas de Valadares. Pai de Herbinho, Nola, Mariângela, Helmer, Karin, Harley e Hermar. Jogo confetes hoje no meu querido Herbert Cunha, prestes a completar 99 anos, em setembro, e dizer: muito obrigado dr. Herbert, o senhor contribuiu e muito com a nossa cidade.

PODE VOLTAR

Prefeitura de Governador Valadares já teve a FUSHOP – Fundação Serviço Hospitalar, FUNSEC – Fundação Serviço de Educação e Cultura, e FUSOBRAS – Fundação Serviços e Obras Sociais. Foram criadas pelo então prefeito Hermínio Gomes da Silva e 30 anos depois extintas pelo então prefeito João Domingos Fassarela. Desde a extinção dessas fundações, a prefeito gasta muito, mas muito mesmo, com a saúde, esporte, lazer e cultura, e mais ainda com assistência social. Mas só não muda de ideia quem não tem ideia. Parece que pelo menos a Fundação Hospitalar pode voltar a ser implantada. Vai depender da vontade do prefeito e em especial da votação da Câmara de Vereadores. Poderiam criar todas de novo. A cidade só tem a ganhar.

QUEM A CULPA

Em várias calçadas da cidade existem umas fiações despencando dos postes sobre árvores, calçadas e pelo ar. Ninguém sabe de quais empresas, mas sabe que incomodam, enfeiam a cidade e prejudicam os pedestres. Alguma coisa tem que ser feita.

BORBULHANTES…

  • Dr. Carlos Nicola Perim e dra. Romilda alegres da vida. Chegam neste final de semana as filhas com seus esposos para as festividades da Bodas de Pratas do dr. Faustinho Perim Monte Alto e dra. Mônica. Romilda vai aproveitar e fazer o chá de bebê da netinha que vem por aí, filha da dra. Nicole.
  • Continuo insistindo com os eleitores que a biometria é obrigatória, para quem quer ter a legalidade eleitoral em Governador Valadares, Alpercata, Frei Inocêncio, Mathias Lobato e Periquito. Bastar agendar pelo site ou ir pessoalmente ao Cartório na avenida Minas Gerais, ao lado do Mergulhão. Em menos de 15 minutos resolve.
  • Na manhã deste sábado, a elegância vai imperar na Igreja Santa Rosa de Lima, no bairro Morada do Vale, onde os convidados e testemunhas de casamento dos jovens Aline Leão de Oliveira e de Leonardo Leão Silva estarão presentes. Às 11h, um ao outro dirá “sim” e “sim”.
  • Tititi… A coisa foi tão feia, que ela entrou no bar, puxou ele pela camisa, tomou o celular das mãos dele e quebrou todinho, jogando-o três vezes ao chão. Despedaçou o colar da suposta amante, que ele jura ser colega de trabalho. É doutorrrrr! Ainda bem que foi num boteco distante. Mas mesmo assim ela rastreouuuuu.
  • Abertura da Festa das Flores é hoje, às 19h, na praça dos Pioneiros. Estaremos lá. Gosto de orquídeas.
  • Só explicando, quem pauta – coloca em votação – projetos para votação é o presidente das Câmaras de Vereadores ou das Assembleias Legislativas, da Câmara Federal ou do Senador. Ninguém mais.
  • Não dá para explicar por que a imagem da TV Rio Doce via TV a Cabo está excelente, mas sem som. Isso já há alguns dias. Quem pode explicar?
  • Perguntaram-me cadê a Sulamita da Ilha? Essa já se foi, mas a cidade hoje é infestada de peruas piores que a Sulamita, que simplesmente era cafona no vestir.
  • Hoje tem alegria para muitos formandos e pais de alunos de Odontologia da Univale. Uma boa turma cola grau hoje. Às 19h30, no Auditório Hermírio Gomes da Silva.
  • Sabe aquelas pessoas educadas e competentes? Pois é! Nota 10 hoje para a atendente de odontologia Nerimar Borges dos Santos e para o gerente de relacionamento da CEF Serra Lima Gilson Meira de Freitas.
  • Nesta sexta-feira, Leonardo Werneck e Vanessa recebem pelos 10 anos da aplicada filhota linda Lara.
  • Simplicidade e eficiência na Saúde Pública Municipal: Edna Gomes, secretária-adjunta da Saúde. Outro: Valdivino Lima, diretor hospitalar.
  • E meu zap zap toca… Pode tocar danadinho! Só te atendo quando eu querooooo!

FINAL DE COLUNA:

“Quando tudo nos abandona, abandonemos tudo a DEUS” (Santa Madalena de Sófia Barat).

Bom dia e até amanhã de manhã.

Se ligue de segunda a sexta na TV Rio Doce, canal 6.1, e canal 10 da TV a Cabo. WhatsApp 33 9.9989-9200. Instagram: @avelarjulio. Facebook: Júlio César Tebas de Avelar.