Júlio de Avelar | 02 de Junho 2019

O novo comendador de Governador Valadares, o desembargador dr. Wilson Benevides, da 7ª Câmara do TJMG, ao lado da mãe, também desembargadora dra. Electra Benevides, da tia Maria Alzira, procuradora da República, das primas Cíntia e Ivana Caldeira, mais a vereadora Rosemary Mafra. Ele é valadarense e recebeu a Ordem Municipal do Brasão

MUITO LIMPA

O balneário de Conceição da Barra, de águas quentes, onde muitos mineiros têm casas, é uma cidade de pouco mais de 37 mil habitantes. Fica no norte do Espírito Santo, a 35 km de São Mateus. Incrível como a cidade é limpa, sem buracos, sem entulhos nas calçadas. O único defeito é que não é bem arborizada. Porém, fui descobrir porque é tão limpa: é que existe uma Lei Municipal que proíbe qualquer morador de descarregar areia, tijolos ou outra coisa na rua ou na calçada. Se acontecer, ele é multado imediatamente e tem poucas horas para retirar tudo e colocar para dentro de seu imóvel. Tem mais: se você fizer uma massinha que seja de cimento no meio da rua, sendo toda ela bem calçada, outra multa. Cidade de gente humilde, pescadores, mas em que cada um faz a sua parte. Não pode colocar nada em calçada que impeça ida e vinda do pedestre; toda ela com acessibilidade aos portadores de alguma deficiência. Até nós, quando vamos por lá, nos educamos mais. Exemplo a ser seguido!

ATÉ O FINAL DE JULHO

Dr. Fábio Falcin, nosso jovem e dinâmico delegado de Polícia Civil da região, disse que até julho a Delegacia Regional volta para o bairro de Lourdes. Já acertado com a CEMIG a questão de transformador para aguentar os ares-condicionados. O Ministério do Trabalho ajudou muito nisso. A volta da Polícia Civil para a Israel no bairro de Lourdes vai melhorar o atendimento e desafogar o trânsito no Centro. Bom para todo mundo! Equipe deste valadarense chamado Fábio é competente em tudo e por tudo.

UM HORROR!

Continuam soltos muitos blocos de unisten no final da rua Duarte Coelho, no Morada do Vale, com a rua Porto Seguro. A rua é das mais movimentadas do bairro, porque passa ônibus, mas só meia pista funciona. Tem mais de seis meses que o SAAE e o SEMOV não resolvem. O IPTU é dos mais caros. A vizinhança está revoltada, e com razão.

TODOS PADRINHOS

As proteções que começaram a ser colocadas pela Prefeitura de Valadares num dos lados da avenida Veneza, no Grã-Duquesa, para ‘tentar’ evitar que motoristas desatentos, ou embriagados, ou descontrolados caiam no canal, já haviam sido prometidas há tempos pelo prefeito André Merlo e o ex-secretário de Governo. Então, é bom dizer que padrinhos políticos que aparecerem são falsos. A obra fora prometida à bancada de vereadores um ano e meio atrás; dependia apenas de dinheiro, pois não é barata. Mas está sendo feita. Vamos ver até onde ela vai, para depois afirmar que ficou boa.

VALE E PREFEITURA

Se a Prefeitura de Valadares não tem dinheiro, a Vale tem e podia fazer uma boa e larga passarela ligando a rua Peçanha de um lado a outro. Iria desafogar e muito o trânsito de pedestres e ciclistas no Mergulhão. Isso, enquanto a Vale não retira os trilhos da cidade, seria um sonho para qualquer prefeito, assim como fazer uma “via expressa” da Ilha Brava a Derribadinha.

É ISSO AÍ!

Ministério Público local “delegou” à vereadora Fátima Salgado, vice-líder de André Merlo na Câmara Municipal, o direito de suspender a CPI que apura possíveis irregularidades da Empresa Valadarense/MOBI contra a população. Agora só falta o meritíssimo juiz Dr. Marcelo Cândido acatar ou não a decisão do MP, que solicita a volta das atividades da CPI, que, com certeza, vai atuar livre, desempenhando seu verdadeiro papel de apuradora e fiscalizadora dos bens públicos, mesmo contra a vontade de um ‘grupinho’ político que se acha dono da cidade.

NO CAIXA

Antônio Emanuel Tomé, ex-presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, quando assumiu, encontrou o caixa zerado. Agora, deixa o mesmo com R$ 200 mil, doação feita pela Vale. Dá para fazer muita coisa boa!

BORBULHANTES…

  • Depois da missa ou depois do culto, dê uma chegada na Praça dos Pioneiros, nesta manhã de domingo. Feira de Arte e Artesanato, com comes e bebes, além de outras coisas boas e bonitas.
  • Angerson Amaral vai de vento em popa. Seu cantinho na Israel Pinheiro, perto da Univale, é um dos mais visitados pelos universitários. O moço é simpatia pura, juntamente com sua mana Alexandra.
  • Amanhã almoço com Marília Deslandes Leão. Feijoada no cardápio, que gosto muito. Essa mulher teve uma importância muito grande na minha vida, do ano 74 em diante. Como sou das antigas, eterna gratidão a esta educadora.
  • O empresário Lincoln Byrro voltou a presidir o Ilusão Esporte Clube, o mais antigo, o mais glamoroso da cidade, pelo seu estilo colonial e tradicional. Lincoln e a charmosa Marieta cuidam bem.
  • Então é assim: presente dá quem pode, recebe quem merece!
  • Nascer com a cara da cunhada que é tia irmã do pai tudo bem. Mas nascer com a cara do cunhado que não tem nada a ver com o pai e a mãe é complicado. Tem 9 meses que as explicações não convencem. E ela não aceita o DNA.
  • Casais simpatia sempre: Vital Vieira Neto e Dra. Bia Coelho, Luiz Lélis e Eliana Luz.
  • Um talento em leis trabalhistas é o jovem e brilhante advogado Frederico Soares Damasceno.
  • Depois de mais uma queda, quem está de cama, bastante debilitado, é o empresário Antônio Paixão, da Líder Acabamento. Paparicado pelos filhos e filhas, com o carinho de Rosângela.
  • Não será surpresa se o cantor Fábio Jr. vier a Valadares no Dia dos Pais.
  • Cláudia Boechat, que hoje mora na Eslovênia, deve chegar a GV City em julho. Vem com o esposo Brond.
  • Empresário automobilístico Marral Lage e a arquiteta Daniela Andrade devem vir a Valadares dia 11, para prestigiar a mãe e sogra Clores Lage, que ganha homenagem na Câmara Municipal.
  • Muito leitor curioso para ver aqui futuramente as fotos dos bonitos solteiros e bonitas solteiras. Quem viver verá!
  • Passou em primeira discussão o projeto que proíbe reter carros por dívida de IPVA. Pelo jeito, ninguém vai mais emplacar carros ou pagar o imposto. Aliás, deveríamos pagar uma única vez pelo carro, e pronto!
  • Na política tem os benignos e os malignos. Ele fica de gabinete em gabinete infernizando as lideranças e se dando de santinho. E acha que o benigno não fica sabendo da gasolina que ele joga para pegar fogo.
  • Depois das manifestações de domingo em apoio a Bolsonaro, dezenas das maiores entidades de classe foram ao Palácio entregar ‘carta de apoio’ às reformas propostas pelo mito.
  • Chico Argolo festejou sexta última, à base de cervejada e cruzeirada, os seus 55 anos de boa vida.
  • 43ª Subseção da OAB pecou em não ter comparecido à solenidade em homenagem ao desembargador Wilson Benevides, da 7ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de MG. Também pecou o Executivo em não mandar representante. Benevides escolheu Valadares como a primeira cidade a se integrar na internet no PJE e SIMEJ.
  • Hoje, a partir das 7h da manhã, tem Corrida Fadivale, com percursos de 3 e 6 km. Saindo de frente da faculdade.
  • Mudanças de partidos já começaram. Depois eu conto para onde estão indo esses e aqueles.
  • Antes ninguém queria se candidatar a vereador em partido que já tivesse vereador. Agora, partido que não tiver vereador corre o risco de não fazer nenhum. Mudanças de valores.
  • Cardiologista Fabiano Pegas cada dia mais prestigiado pela sua capacidade. Dos bons mesmo!

FINAL DE COLUNA:

“PARE DE PENSAR COMO DERROTADO.
Pense como um boleto. Um boleto sempre vence!”.

Bom dia e até terça.

E se ligue de segunda a sexta na TV Rio Doce, canal 6.1, e canal 10 da TV a Cabo. WhatsApp: 33 9.9989-9200.
Instagram: @avelarjulio.
Facebook: Júlio César Tebas de Avelar.