Jornalista e escritora infantil Nalu Saad está de volta à terra natal para lançar dois livros

Nalu Saad ao lado do mundialmente conceituado hematologista e pesquisador Vanderson Rocha. Eles se uniram para escrever “Esquadrão dos Anjos”

Será amanhã (2) o lançamento dos livros da jornalista e escritora infantil Nalu Saad – “O Baú dos Tesouros da Vovó” e “Esquadrão dos Anjos”. Ambos têm renda destinada a causas sociais. A valadarense começou sua carreira de jornalista no DIÁRIO DO RIO DOCE. Pós-graduada em Novas Tecnologias da Informação e em Gestão Estratégica da Comunicação, hoje coordena o Núcleo de Rede da Record TV em Belo Horizonte. Acumula prêmios nacionais no jornalismo investigativo policial e no jornalismo tecnológico. Entrou para a literatura infantil em 2016, quando lançou “Tico vai Viajar”, que tem como proposta ajudar as crianças na perda do primeiro dentinho.

No ano passado, uniu-se ao mundialmente conceituado hematologista e pesquisador Vanderson Rocha para escrever “Esquadrão dos Anjos”. Nalu, além de todo esse currículo, é mãe de três filhos, que são a maior inspiração para as histórias que escreve. “Estou muito feliz com essa oportunidade de apresentar essas histórias aqui, porque tive uma infância maravilhosa em Valadares, especificamente na rua São João, onde morei quase 20 anos. Minha literatura é cheia de referências da Princesa do Vale, não tinha como ser diferente. Por isso fiz de tudo para trazer os lançamentos para a cidade ainda neste ano”, conta Nalu.

“O Baú dos Tesouros da Vovó” conta a história de uma neta que vai ajudar a avó a lidar com os constantes esquecimentos. O livro traz, com sensibilidade e bom humor, as coisas inusitadas que acontecem depois que a vovó começa a ficar “desmemoriada”. A perspectiva da narração é de uma criança, a netinha. Esperta, ao perceber a mudança, a garotinha dá logo um jeito de ajudar a vovó. E isso incluindo o misterioso “baú da vovó”! Além de ter a história como ponto principal, a obra traz mensagens de amor, tolerância, paciência, aprendizado e companheirismo, constituindo-se em leitura rica de elementos para pais e filhos e, claro, avós e netos. O texto de Nalu Saad vem acompanhado de ilustrações de Iara Rachid. Ela não só ilustra, mas conta parte da história por meio dos pincéis, com detalhes e delicadezas únicas. Parte da renda é destinada a casas que acolhem idosos de baixa renda.

Já “Esquadrão dos Anjos” é o primeiro livro infantil do Brasil a tratar do transplante de medula óssea. Foi escrito por Nalu em parceria com um dos mais referenciados médicos do mundo em onco-hematologia, Vanderson Rocha. Tem prefácio do ator Reynaldo Gianechini. “Na obra, somos convidados a acompanhar de perto a história dos bravos jovens guerreiros que, cercados de anjos amigos, lutam valentemente pela cura”, diz o ator. Além de Giane, artistas como o cantor Daniel, Paola Oliveira e o artista urbano Kobra apoiam o projeto.

O livro conta que uma equipe de anjos é escalada a cada vez que uma criança precisa de uma nova medula óssea para seguir a vida brincando e feliz. A partir do encontro dessa turma com os pequenos que estão à espera do procedimento, muita história e tantas outras emoções se desenvolvem.

“Esquadrão dos Anjos” tem toda a renda revertida para apoiar pacientes pós-transplantados e pesquisas em terapia celular no Brasil, e tem ganhado apoio em todo o país. O livro já foi lançado em São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília e agora em Governador Valadares. Em novembro ainda terá lançamento no Rio de Janeiro. A comunidade médica tem recomendado a obra como forma lúdica de acalmar crianças e familiares em tratamentos difíceis, e não somente o transplante de medula óssea.

Para escrever o livro, Nalu e Vanderson contam com o apoio de uma grande equipe de profissionais – pediatras, nutricionistas, dentistas, psicólogos, enfermeiras -, para mostrar detalhes dos sintomas que se apresentam nos pacientes e do trabalho que esses especialistas fazem a cada novidade que surge.

VANDERSON ROCHA

Mineiro de Belo Horizonte, é formado em Medicina e Hematologia pela UFMG. Mestre e doutor pela universidade de Paris. Tem cerca de 300 artigos publicados. Morou durante 20 anos na França, onde desenvolveu várias pesquisas sobre transplante de medula óssea pelo Hospital Saint Louis, em Paris. Até hoje integra a equipe da doutora Eliane Gluckman, primeira e maior pesquisadora do mundo em transplante de medula óssea. Em 2016, o pesquisador voltou ao Brasil com a intenção de trazer novas tecnologias e novas pesquisas para o seu país. Na USP, é professor titular e chefe do serviço de Hematologia. É coordenador do setor de Transplante de Medula Óssea do Hospital Sírio Libanês e professor na Universidade Oxford, para onde viaja a cada dois meses. Entre os pacientes, é conhecido como Dr. Anjo.

PALOMA BRAGANÇA

A bonequeira valadarense Paloma Bragança uniu-se ao projeto “Esquadrão dos Anjos” com a criação dos personagens dos livros em bonecas de pano, especialmente a personagem Maria Flor, que passa por um transplante de medula óssea. A boneca já foi vendida em todo o Brasil e também tem parte da renda destinada ao projeto. No lançamento em Valadares, os convidados poderão conhecer e até comprar algumas peças, agora também do “O Baú dos Tesouros da Vovó”, que ganhou versão da vovozinha em uma linda boneca de Paloma.

O lançamento de “Baú dos Tesouros da Vovó” e “Esquadrão dos Anjos” será amanhã, das 15h às 18h, na Venda do Clero – avenida Jequitinhonha, 298, Ilha dos Araújos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM