Jogos Universitários Mineiros 2019 reúnem mais de 1,5 mil estudantes a partir de hoje em Valadares

Consagrada nos últimos dois anos como a capital dos jogos universitários, Governador Valadares se prepara para receber, de 16 a 21 deste mês, os Jogos Universitários Mineiros 2019 (JUMs). Mais de 1,5 mil alunos-atletas de 14 universidades vão disputar partidas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol em quadras do IFMG, Filadélfia, Nelson de Sena e Praça de Esportes, movimentando toda a cidade.

Por aqui já passaram os Jogos Jurídicos (2017), Engenharíadas (2018) e também duas edições da Copa das Atléticas nos Vales (CAV), já marcada para acontecer de 20 a 23 de junho deste ano em Valadares, que é a sua cidade sede fixa. Juntos, esses jogos já atraíram mais de 30 mil estudantes universitários para a cidade.

Para o JUMs, as delegações chegarão a Valadares hoje, a partir das 18 horas, e às 20 horas haverá reunião técnica, na Praça de Esportes. No dia 17, os jogos (todas as modalidades) começam às 8 horas, para a fase classificatória, e às 19 horas será feita a abertura oficial, na Praça dos Pioneiros. Será um espetáculo esportivo com desfile das delegações, juramento e acendimento da pira olímpica.

O JUMs é realizado pela Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME), juntamente com a Prefeitura Municipal e a Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), que são as sediantes do evento. O time campeão vai representar Minas Gerais nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Salvador, no mês de setembro.

O cronograma da competição prevê jogos diários a partir das 8 horas, sendo o dia 17 reservado para a primeira rodada da fase classificatória, o dia 18 para a segunda rodada da fase classificatória, o dia 19 para a terceira rodada da fase classificatória, o dia 20 para as semifinais e o dia 21 para as finais.