Jogos escolares de MG têm abertura oficial nesta terça-feira em Valadares

1392
Jogos escolares de MG têm abertura oficial nesta terça-feira em Valadares

Os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG/2019) chegam à etapa regional. Cerca de 12 mil estudantes-atletas em cinco modalidades esportivas irão disputar uma vaga para a etapa estadual da competição, que será realizada em Uberlândia. Por todo o Estado, os mineiros das escolas públicas e particulares se encontram em seis cidades-sede, no período de 24 a 29 de junho, para disputas no basquetebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez.

Os municípios de Além Paraíba (Zona da Mata), Baependi/Caxambu (Sul), Governador Valadares (Vale do Aço), Pitangui (Centro), Três Marias (Norte) e Uberaba (Triângulo) já estão preparados para receber os jovens de 12 a 14 anos, no módulo I, e de 15 a 17 anos, no módulo II. Cerca de 1.300 jogos são esperados em um evento gigantesco que reúne 743 escolas de 352 municípios do Estado. Governador Valadares é sede da Regional Vale do Aço e faz a abertura oficial do evento na terça-feira, 25, às 19h30, na Praça dos Pioneiros. Serão 235 jogos, envolvendo 145 escolas de 78 municípios.

Participam da etapa regional do JEMG/2019 as escolas inscritas das seis cidades-sede, as equipes vencedoras da etapa microrregional nas modalidades coletivas (basquetebol, futsal, handebol e voleibol) e os quatro primeiros estudantes-atletas colocados em cada módulo e naipe na modalidade de xadrez.

O JEMG é uma ação realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG). Em mais um recorde, o JEMG/2019 recebeu inscrições de 839 dos 853 municípios mineiros, o que representa mais de 98% de adesão das cidades à competição.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais indicam os representantes do Estado para os Jogos Escolares da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares, etapas nacionais. O JEMG é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens estudantes-atletas do Estado de Minas Gerais, de forma educativa e democrática.