Já estão em treinamento os mais de mil candidatos aprovados em concursos da PF

FOTO:Divulgação.

Os 177 delegados federais aprovados no último concurso da Polícia Federal estão em treinamento, desde segunda-feira (10), no Curso de Formação Profissional na Academia Nacional de Polícia (ANP), no Distrito Federal. Os aprovados nas categorias de perito criminal, agente, papiloscopista e escrivão também passarão por treinamento. Em maio, decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro autorizou a convocação de 1.047 aprovados no concurso.

As aulas seguem até novembro deste ano. Após serem aprovados na academia, os delegados estarão aptos a iniciar o trabalho e serão destacados para ocupar cargos nas delegacias de Polícia Federal espalhadas pelo país. “O início do curso da primeira turma dos futuros delegados da PF é um marco, pois resulta de um longo trabalho das entidades de classe em defesa do preenchimento dos cargos vagos. Esperamos que em breve seja aberto novo concurso, para completar o efetivo da instituição, a fim de que tenha meios de cumprir suas funções constitucionais”, afirmou a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo (SINDPF-SP) e diretora regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Tânia Prado.

A expectativa é de que os novos delegados comecem a atuar até o final do ano, o que ajuda a minimizar o déficit de funcionários da PF que, hoje, opera com 4.310 cargos vagos, o menor efetivo desde 2008. Para operar com o quadro completo, a instituição precisa contratar 675 delegados, 127 peritos criminais, 2.414 agentes de polícia, 965 escrivães e 129 papiloscopistas.

Treinamento

O curso, realizado na Academia Nacional de Polícia, funciona sob regime de internato. Os delegados têm aulas das 7h30 até as 18h, de segunda a sábado. As aulas são focadas em gestão policial, investigação, entre outras matérias para a formação teórica e prática. Além disso, são realizados treinos e testes de preparo físico e tiro.

A primeira turma se apresentou neste final de semana na escola e foi recepcionada pela Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF). “Queremos dar as boas-vindas aos novos delegados que atuarão na defesa da sociedade e fortalecimento da Polícia Federal. Espero que aproveitem o curso e vivam essa experiência incrível na Academia. Há 12 anos eu vivi a mesma emoção e foi inesquecível”, ressaltou o presidente da ADPF, Edvandir Félix de Paiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM