Inscrições para o Enem devem ser feitas até o próximo dia 17

FOTO: Divulgação

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 terminam no próximo dia 17 e os estudantes que têm interesse em entrar para uma universidade através do exame precisam ficar atentos, para não perderem a data de inscrição. Além da inscrição, é preciso fazer o pagamento da taxa, que é de R$ 85, até o dia 23 deste mês. Os candidatos que conseguiram a isenção da tarifa também precisam se inscrever.

O boleto (Guia de Recolhimento da União – GRU) deve ser gerado na Página do Participante e o pagamento pode ser feito em agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios. O candidato pode acompanhar a inscrição e corrigir os dados, caso necessário, até o dia 17 de maio. O cartão definitivo de confirmação, no entanto, será disponibilizado apenas em outubro e trará um resumo das principais informações para o requerente: número de inscrição; data, hora e local das provas; dados sobre atendimento especializado, se solicitado; e opção de língua estrangeira.

Datas

O Enem será aplicado em dois domingos seguidos: nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração. No segundo, será a vez das provas de Matemática e Ciências da Natureza, com  duração de 5 horas.

A nota no Enem é utilizada para o ingresso na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e demais instituições de ensino superior público por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No caso da UFJF, parte das vagas é destinada ao Sisu e as demais são para ingresso por meio do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). A exceção são os cursos de Música da instituição, nos quais os candidatos devem participar de vestibular com prova de habilidade específica.