Inscrições abertas para a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

A partir de hoje estão abertas as inscrições para os interessados em participar da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que vai acontecer no dia 13 de dezembro, das 12 às 18 horas, na Faculdade Pitágoras.

O evento servirá para refletir sobre os avanços e desafios do envelhecimento saudável e com mais qualidade de vida, bem como eleger os delegados para a Conferência Estadual (que está prevista para acontecer em 2019) e propostas para as políticas públicas em atendimento à pessoa idosa para o Município, Estado e União. E será promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com a Coordenadoria de Apoio e Assistência à Pessoa Idosa (Caai) e da Prefeitura.

Podem se inscrever interessados no tema e comunidade em geral. No caso de candidatos a delegados, as pessoas idosas estarão representadas como sociedade civil por organizações que prestam serviços ou defendem seus direitos, ou ainda, na condição de usuários. Ou seja, pessoas atendidas por programas, projetos, serviços e benefícios da Política Nacional do Idoso, organizadas sob diversas formas.

Reconhecem-se como legítimos: associações, grupos ou clubes de pessoas idosas, movimentos sociais, fóruns, redes ou outras denominações, de constituição jurídica, política ou social. Já do setor público, podem participar e concorrer às vagas de delegados para a etapa estadual trabalhadores, técnicos e gestores que atuam nas políticas para as pessoas idosas.

Este ano, o evento traz como tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. Na ocasião, serão abordados os seguintes eixos: direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas (que conta ainda com os subeixos saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer); educação: assegurando direitos e emancipação humana; enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; e os conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

As inscrições vão até dia 10 de dezembro e podem ser feitas nos Crás ou pessoalmente na Secretaria Executiva dos Conselhos (rua Pedro Lessa, 386, Lourdes) ou ainda por meio do preenchimento de um formulário que deverá ser encaminhado para o e-mail conferenciaidosogv@gmail.com As inscrições são gratuitas e, as vagas, limitadas.