Inep divulga gabarito do Encceja 2019

FOTO: Divulgação

Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) já podem conferir os gabaritos oficiais da edição de 2019. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou em seu portal os cadernos com as respostas na tarde da última terça-feira (3/9).

A edição de 2019 do Encceja teve recorde de participantes presentes – 1.185.945, aumento de 45% em comparação com 2018. O objetivo do exame é facilitar a obtenção do diploma de ensino fundamental e ensino médio a jovens e adultos que não se formaram na idade adequada.

A novidade desta edição foi a adição, no caderno de provas, de uma folha destacável para anotar as respostas. Com o acesso ao gabarito, o participante pôde ter uma ideia de desempenho nas provas objetivas. O resultado oficial, incluindo a nota da redação, só será divulgado em dezembro. A prova foi aplicada em 25 de agosto, em 613 municípios brasileiros.

Exame

Para participar do exame o candidato precisa ter 15 anos completos no dia da prova, no caso de querer o certificado do ensino fundamental. Já para o médio, a idade mínima é de 18 anos. O exame é aplicado pelo Inep, também responsável por encaminhar os resultados individuais às instituições certificadoras.

Certificado

As 27 secretarias estaduais de educação são responsáveis por emitir os certificados de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio. Se o participante não atingir a pontuação mínima em alguma área de conhecimento, pode requerer a Declaração Parcial de Proficiência, sempre junto aos certificadores. Alguns Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia também assinaram o Termo de Adesão ao Encceja para certificação apenas para o ensino médio.