Hoje é o último dia para preencher questionário da ação contra Samarco

491
Desde que iniciou o processo de preenchimento dos requerimentos, as filas têm ficado imensas. Ontem não foi diferente. FOTO: Raimundo

Desde o dia 5 de novembro de 2015 os valadarenses esperam por uma indenização da mineradora Samarco, depois da tragédia em Mariana. De lá pra cá, várias formas de compensação financeira foram oferecidas, mas nada se concretizou. Em 2018 surgiu uma nova esperança. A população teve a oportunidade de entrar com uma ação na Inglaterra. Advogados de Governador Valadares, junto com o escritório de advocacia SPG Law, abriram um novo processo judicial contra a empresa societária Samarco, chamada de BHP Billiton. Todos os moradores interessados preencheram e separaram documentos, na primeira e segunda fases.

A terceira fase da ação começou no dia 26 de janeiro. Nesta etapa o cidadão preenche um formulário, destacando qual foi seu prejuízo real. O procedimento dura em torno de 10 minutos, com o auxílio de funcionários da central de atendimento da SPG Law. Ao término do preenchimento, o questionário é enviado em inglês para o escritório central, na Inglaterra. Na primeira fase, 130 mil pessoas entraram com ação.

A última oportunidade de tentar um acordo com valores maiores termina hoje, 26, e mais de 115 mil pessoas já preencheram o formulário. O coordenador da Central de Atendimento da SPG Law, o advogado Elias Souto, explica que é importante que todos compareçam e façam o preenchimento, para dar continuidade à ação. “Não vamos prorrogar o prazo. Amanhã (26) é o ultimo dia, por isso é bom que todos que ainda não preencheram venham. Ainda dá tempo de comparecer às centrais de atendimento, até as 19h. Faltam em torno de 15 mil pessoas”.

Para dar agilidade ao atendimento, além da central que fica na avenida Minas Gerais, esquina com a Bárbara Heliodora, 399, Centro, o atendimento está sendo realizado no salão do Garfo Clube, na avenida Rio Doce, s/n, Ilha dos Araújos. O atendimento no Centro é das 7h às 19h. No Garfo Clube, das 8h às 19h. Para esta terceira fase é necessário que todos os interessados tragam os documentos pessoais. No caso de menor, não precisa da presença dele; basta o pai ou a mãe trazer a documentação.

por Angélica Lauriano | angelica.lauriano@drd.com.br