Hercílio Coelho Diniz solicita à UFJF acréscimo de 20% nas notas do Enem para moradores da macrorregião de Valadares

Medida proposta pelo parlamentar já foi adotada por outras universidades públicas do país

Medida proposta pelo parlamentar já foi adotada por outras universidades públicas do país

Além da efetivação do Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares, o deputado federal Hercílio Coelho Diniz (MDB) também vem se empenhando para atender outras importantes pautas referentes ao campus. E, nessa terça-feira, 12, solicitou ao reitor Marcus Vinícius David, da UFJF – Campus Juiz de Fora, a atenção especial à demanda dos alunos da macrorregião de Valadares, que permite o acréscimo de 20% na nota final do candidato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os cursos de Medicina e os demais ministrados no campus da cidade.

O instrumento de inclusão regional, já adotado em outras universidades públicas, como a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Federal do Pampa, no Rio Grande do Sul, é uma medida legal que permite que estudantes da região ingressem no ensino superior mais próximo de suas cidades. Por ser cidade pólo do Vale do Rio Doce, Valadares é a principal da região com universidade federal, mas que tem atraído estudantes do Brasil inteiro. Se atendida pelo reitor, a solicitação de Hercílio facilitará o acesso para alunos que já moram próximo do Campus, mas têm enfrentado dificuldades para conseguir vagas.

Para o deputado, a demanda irá favorecer a educação superior no município e contribuir ainda mais com quem já é da região. “Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais a educação superior da nossa região. Valadares é cidade polo que atende mais de 80 municípios, por isso precisa do nosso apoio para oferecer educação de qualidade. E, com essa medida, só queremos garantir o direito aos estudantes do nosso interior de um reforço nas condições de ingresso do ensino superior mais próximo de suas casas”, afirma.

A proposta também beneficiará o desempenho acadêmico, já que a possibilidade de valorizar os alunos oriundos da região garante incentivos, principalmente, da família, que estará mais próxima, o que implica na permanência do aluno até o fim do curso – que contribui com o avanço socioeconômico do próprio estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM