Genoma Sistema de Ensino promove o encerramento da 9ª edição do projeto AIA nesta quarta-feira, 26

0
460
FOTO:Divulgação

Um dos projetos de maior sucesso do Genoma Sistema de Ensino vai ser finalizado nesta semana com um verdadeiro espetáculo. Vem aí a 2ª etapa da edição 2019 do AIA: Atenção Integrada ao Adolescente. Criado em 2010, o projeto busca abordar e esclarecer temas conflituosos na adolescência e atemporais aos seres humanos.

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma profunda reflexão sobre as dimensões do consumismo e como isso afeta diretamente o meio ambiente, nesta edição a temática das apresentações será: “Consumo e sustentabilidade: Quem vai pagar essa conta?”. As apresentações artísticas são organizadas pelos alunos e acontecerão na quarta-feira, 26, às 18 horas, na rua Israel Pinheiro, 2000, bairro Universitário, Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva (Hermirão), Univale Campus II.

Sobre o AIA

O projeto é direcionado aos alunos do ensino médio, com execução em duas etapas. No primeiro momento, a escola entra em cena e apresenta a temática, base teórica e todo o regulamento do AIA. Já na segunda etapa nossos gênios são desafiados a preparar uma apresentação artística de 60 minutos, explorando a relação entre consumo e sustentabilidade. Antes do dia do espetáculo os alunos devem ainda cumprir as seguintes tarefas: criar uma identidade visual que represente a série; realizar uma ação social relacionada ao tema; e entregar um roteiro descritivo das apresentações até 24 horas antes do evento.

As apresentações serão avaliadas por uma equipe de jurados, que observará se os grupos seguiram à risca o regulamento do projeto. A equipe com melhor desempenho será anunciada após o espetáculo e pontuará em todas as disciplinas.

Solidariedade em ação

A edição 2019 traz a novidade de ser aberta para a comunidade e busca ainda exercitar a solidariedade dos gênios. De 24 a 26 de junho os ingressos para o espetáculo serão trocados na coordenação pedagógica do colégio através da entrega de kits de higiene e materiais de limpeza. Todos os materiais arrecadados serão posteriormente doados para instituições beneficentes da cidade. Confira abaixo as opções:

  • kit 1 – 3 sabonetes + 1 creme dental
  • kit 2 – 1 pacote com 4 rolos de papel higiênico
  • kit 3 – 2 detergentes + 1 desinfetante
  • kit 4 – 1 caixa de sabão em pó + 1 pacote de bombril
  • kit 5 – 1 pacote de fralda geriátrica

Edições anteriores

A 1ª edição do projeto aconteceu em 2010 e o tema trabalhado com os alunos foi o “Radicalmente Contra as Drogas”. Por ser um assunto complexo e cheio de interrogações, a temática “drogas” foi trabalhada no período de 2010 a 2015 e também em 2018.

Em 2016 e 2017, o projeto trabalhou o tema “Corpo – somos feitos de carne e sonhos”. A instituição acredita que assuntos sociais voltados para a adolescência e seus desafios precisam ser abordados e discutidos no âmbito escolar de forma intensa. Dessa forma, contribuímos com o crescimento social e integral dos nossos alunos.