Formandos de cinco cursos da UFJF colam grau em Valadares

A formanda em odontologia Lilian Lopes Barbosa comemora a conquista sob olhares emocionados da mãe e da avó.Foto: Ivan Bretas

A Universidade Federal de Juiz de Fora concedeu grau acadêmico a formandos dos cursos de Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia do campus Governador Valadares. A cerimônia de Colação de Grau 2018 foi realizada na última segunda-feira, 14, e celebrou o início da carreira de 35 novos profissionais. A solenidade foi presidida pelo pró-reitor adjunto de graduação, Cassiano Caon Amorim, que na ocasião representou o reitor da UFJF, professor Marcus David.

“A colação de grau é um ato de prestação de contas, onde a universidade apresenta profissionais a uma sociedade que investe tanto na instituição”, destacou Amorim. Ainda segundo o pró-reitor, a cerimônia exibe o resultado do trabalho da UFJF, principalmente em Governador Valadares, com apenas seis anos de atividades acadêmicas. “É importante que a cidade veja os estudantes sendo formados e que tenha conhecimento também do trabalho deles como profissionais bem qualificados, com formação profissional e cidadã, e que vão atuar no país em prol dessa mesma sociedade”, comentou.

Nesse sentido, o vice-diretor da UFJF-GV, professor Fábio Pieri, destacou os méritos alcançados pelos formandos e profissionais da universidade, muitas vezes antes da conclusão da graduação: “nossos estudantes estão sendo muito bem formados, com resultados factíveis, como as avaliações do Ministério da Educação, a aprovação no Exame na Ordem dos Advogados do Brasil e em concursos variados das áreas da saúde e das ciências sociais. Hoje colocamos mais profissionais no mercado de trabalho, os quais saem com grande qualidade e vão contribuir para o crescimento de suas áreas na sociedade brasileira”.

Formandos destacam superação

Oradora da colação, a agora nutricionista Thainá Richelli Resende destacou em seu discurso as conquistas alcançadas por estudantes e professores durante a graduação: “Tivemos o privilégio de estudar em uma universidade pública, onde a pesquisa e a extensão são atividades que estão caminhando com muita força. O empenho de alunos e professores é visível, a população se beneficia e a universidade se consolida na cidade e região como grande potência na melhoria do acesso à informação e à saúde”.

A conquista do diploma de graduação representa para Lilian Lopes Barbosa a superação de obstáculos e motivo de orgulho para a família. “Estou realizando um sonho. Cursar odontologia em uma universidade pública era algo irreal para mim. Tive uma família que sempre me incentivou e me permitiu concluir esse sonho. Sem eles, nada seria possível”, comentou a formanda, sob os olhares carinhosos da mãe e da avó. Emocionada, Delcina tentou traduzir a felicidade em formar sua filha: “é uma emoção inexplicável. Somos de família humilde, e conseguir formar minha filha foi a coisa mais linda da minha vida. Estou sem palavras, muito emocionada”.

Também participaram da solenidade o diretor de Ações Afirmativas da UFJF, professor Julvan Moreira de Oliveira; a vice-diretora do Instituto de Ciências da Vida, professora Waneska Alves; a coordenadora do curso de Educação Física, professora Meirele Rodrigues da Silva; a coordenadora do curso de Farmácia, professora Regina Gendzelevski Kelmann; a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Cristina Martins Coelho; a coordenadora do curso de Nutrição, professora Angélica Cotta Lobo; o vice-coordenador do curso de Odontologia, professor Eliseu Aldrighi; e o representante do Diretório Central dos Estudantes, Webert Oliveira Arão.

Segunda colação unificada

A segunda colação de grau unificada do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) tem data e horário estabelecidos. Formandos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito colam grau no dia 28 de janeiro, às 19h, no auditório do Colégio Imaculada, em GV, que fica na Rua Tiradentes, 312, no Centro. O acesso ao local do evento, porém, é feito pela rua São João, em frente ao Samu.

Vencer esta etapa importante da vida foi motivo de muita emoção para os formandos da UFJF